3 motivos para imobiliárias aderirem às transformações digitais no setor

Produtos e serviços digitais estão, cada vez mais, integrados a rotinas pessoais e empresariais. Essa transformação digital também está presente em setores mais tradicionais do mercado, como imobiliário e de construção civil. Isso pode ser identificado a partir do número de startups brasileiras voltadas a resolver as necessidades desses setores: 955, de acordo com o último Mapa das Contrutechs e Proptechs 2022, da Terracotta Ventures.

Desde 2017, quando o primeiro levantamento foi feito, os números só crescem e, a partir de 2020, com a pandemia de Covid-19, a transformação digital foi se consolidando neste segmento. De lá para cá, houve um aumento de 36% no número de startups dedicadas a resolver dores de projetos e viabilidade, construção, aquisição e propriedade em uso. 

Nesse contexto, o alcance da atuação de uma imobiliária é limitado e diretamente relacionado aos hábitos geracionais de proprietários e pessoas que buscam imóveis — do perfil mais tradicional ao mais conectado. Pensando nisso, apresento três motivos para que imobiliárias considerem a transformação digital de seus processos como uma aliada na prestação de um serviço eficiente e de excelência.

Motivo 1: diminuição de processos repetitivos e demorados

Um dos principais benefícios na aplicação de processos digitais na rotina de uma imobiliária está na diminuição e otimização de ações repetitivas que demandam muito tempo para serem executadas. Em uma rotina tradicional, a imobiliária busca e capta imóveis para sua carteira, disponibiliza o imóvel para visitas, acompanha interessados, faz análise de documentos, incluindo viabilidade financeira para a locação. Na sequência, segue para a formalização do contrato, com coleta de assinaturas e vistoria de entrada. Nesse cenário, há ainda a possibilidade de negociações entre interessado e proprietário. 

Nessas atividades, uma mesma etapa pode ser repetida diversas vezes antes que um imóvel específico seja locado ou vendido, o que, naturalmente, demanda muito tempo e atenção dos profissionais envolvidos. Dentre as possibilidades existentes no mercado para otimizar esses processos com apoio da tecnologia, as soluções mais interessantes incluem o agendamento online para visitas, envio de documentação, análise de crédito e assinatura de contratos de forma totalmente digital. 

Motivo 2: planejamento estratégico e crescimento do negócio com baixos custos

Se o corretor de imóveis não precisa despender horas em seu dia apenas para responder possíveis interessados ou checar se documentos cadastrais e financeiros foram enviados, poderá se dedicar a atividades mais estratégicas da imobiliária. Isto é, com mais eficiência nos processos, o profissional poderá investir seu tempo em ações como relacionamento com novos proprietários e captação de imóveis. 

Ao olhar para o negócio de forma mais analítica e sem a onerosidade de múltiplos processos demorados, a equipe poderá traçar novas possibilidades de crescimento, de acordo com os objetivos da imobiliária. Além disso, uma vez que não é preciso ampliar expressivamente a equipe para dar conta dessas demandas, a imobiliária pode manter o investimento em novas tecnologias relevantes para sua atuação. 

Motivo 3: crescimento do número de visitas e fechamento de contratos

A transformação digital no mercado imobiliário, como um todo, resulta no aumento de visitas e fechamento de contratos. Em um exemplo de sucesso, a imobiliária Anagê registrou um crescimento de 350% no número de visitas agendadas e 40% em contratos fechados com amparo da Woliver Esteira Digital: solução que faz parte do ecossistema Captei para locação de imóveis e responsável pela digitalização de todas as etapas para a conclusão de uma negociação imobiliária. 

De forma geral, as oportunidades geradas pela digitalização são um ganho expressivo para garantir permanência e crescimento de imobiliárias em um segmento altamente competitivo. Esse contexto é ainda mais latente para negócios de porte médio, que possuem poder de investimento consideravelmente maior que imobiliárias de bairro. Nesses casos, o aumento de contratos fechados com intermédio de soluções digitais tem um custo de operação reduzido — se comparado com o aumento de pessoal para executar as mesmas atividades em um período maior — e elas reposicionam o negócio em um patamar mais competitivo com outros grandes negócios digitais do mercado imobiliário. 

Por: Diego Moeller

Diego Moeller, administrador especialista em liderança e vendas, mentor de startups. Atualmente é co-fundador e Diretor Comercial da proptech Captei.

Matéria adaptada do portal: https://www.mundodomarketing.com.br/
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