4 dicas para o varejo aproveitar melhor a Black Friday

Com aporte de dados e pesquisas, Report Black Friday 2022 traz análises que apontam as principais expectativas dos consumidores e áreas de atenção para os anunciantes

Uma das datas mais importantes do varejo nacional, a Black Friday movimentou R$ 4,2 bilhões no ambiente digital em 2021, ano no qual as ações de “Esquenta” se popularizaram e concentraram 25% das vendas. Segundo o relatório da Newton, esta tendência ganhará ainda mais corpo em 2022, o que reforça a importância da antecipação nas campanhas de comunicação dos varejistas e a oferta de promoções e descontos na semana que antecede a data. 

Para ajudar marcas e varejistas a aproveitarem melhor as oportunidades de negócios da Black Friday, a Agência Newton preparou um relatório que apresenta as estratégias mais efetivas para a data, além de mapear as expectativas dos consumidores e as principais tendências de consumo. 4 dicas foram listadas no documento:

Canais sociais e de vendas mais preparados – Conforme aponta o relatório, 75% dos consumidores utilizam a internet como principal ferramenta de pesquisa e concretização de compras, seja através de sites de e-commerce ou aplicativos — o último teve um crescimento de 55% no último ano, totalizando 21% dos negócios. Com isso, é fundamental que as empresas tenham seus canais sociais e de vendas preparados para atrair os consumidores. Pesquisas utilizadas no relatório apontam que avaliações de outros usuários, atendimento humanizado e uma política de trocas e devoluções clara e efetiva são fundamentais na decisão de compra. 

Vendas Omnichannel – Outra tendência que promete ganhar relevância nos negócios em 2022 são as vendas omnichannel, que permitem aos consumidores realizar a compra online e retirar seus produtos pessoalmente nos pontos de venda. Para 71% dos consumidores, esta solução pode ser determinante na concretização da compra. 
 
Produtos de alta demanda – Entre as tendências de consumo, além da tradicional busca por eletrônicos, itens de moda e cosméticos, destacam-se este ano produtos relacionados à Copa do Mundo e a Seleção Brasileira de Futebol. Metade dos entrevistados na pesquisa utilizada no relatório informaram que pretendem adquirir itens relacionados à Seleção para acompanhar o evento e fomentar sua torcida. 
 
Ampliar chamariz – Por fim, é importante também levar em consideração as compras não planejadas. Para estes consumidores de oportunidade, a oferta de frete grátis, descontos acima de 50% e pagamento facilitado são atrativos poderosos, que levam muitos a anteciparem suas compras de Natal. 

Matéria adaptada do portal: https://www.mundodomarketing.com.br/
Para ler na íntegra acesse: https://www.mundodomarketing.com.br/ultimas-noticias/40301/4-dicas-para-o-varejo-aproveitar-melhor-a-black-friday.html?utm_campaign=newsletter_0911_-_engajados&utm_medium=email&utm_source=RD+Station