Oano de 2020 sem dúvida marcará para sempre as nossas vidas. Não por ter sido o ano da Euro ou dos Jogos Olímpicos, como inicialmente se esperava, mas porque foi o ano que, de uma forma muito dura, transformou as nossas vidas sem qualquer tipo de aviso prévio, sem sequer uma preparação para esta transformação digital sem igual.
Essa transformação digital não aconteceu somente nas empresas, mas também nos consumidores, que se viram obrigados a mudar totalmente de mindset, habituando-se, do dia para a noite, a esse “novo normal”. Aquelas tarefas tão normais, como ir ao supermercado, praticar exercícios físicos, ir a uma reunião de trabalho ou até mesmo encontrar os amigos, passaram a ser feitas através de um device, seja ele um PC, smartphone, televisão ou tablet. Só para exemplificar, plataformas como Teams e Zoom passaram de 112 e 1.064 reuniões em média por semana (antes da pandemia), respectivamente, para 2.107 e 3.663 reuniões em média depois do início da pandemia, representando um aumento de 1.781% e 244%, de acordo com Iowa State University.
Um dos reflexos desta virtualização foi o forte crescimento nas compras realizadas pelo celular, em que cerca de 45% dos consumidores afirmaram que fizeram compras utilizando esse device. Em contrapartida, reduziram em 50% o consumo em lojas físicas. Vale lembrar que 40% dos consumidores no mundo todo tiveram reduções nos seus orçamentos, seja pela redução da carga horária, lay-offs ou desemprego. A consequência não seria diferente, mudando drasticamente o tipo de consumo. Itens de bens essenciais são prioridades, deixando para trás itens de consumo mais supérfluos, como roupas (-51%), artigos de esportes (-46%) e bares e restaurantes (-41%). (fonte PWC).
Dito isto, o que toda essa mudança estará (ou já está) relacionada com o seu negócio? Será necessário traçar novas estratégias? Como se posicionar ao lado do consumidor? Como será essa nova experiência para ele? A sua relação será afetada?
Diante de tantas perguntas e desafios que essa nova realidade nos trouxe, esse artigo tem como objetivo colocar sobre a mesa algumas estratégias e ações básicas do mercado digital, que podem ser implementadas facilmente no nosso dia-a-dia. Vejamos:
DADOS: Tudo é mensurável. E caso você não esteja mensurando os seus dados, é melhor que comece agora! Felizmente hoje temos uma democratização do acesso aos dados e já não precisamos de um data scientist para isso. Os dados são facilmente transformados em informação determinante para tomarmos qualquer decisão. Transformar os seus objetivos de negócio em objetivos digitais smart, com KPIs bem definidos, poderá ser a forma mais tranquila de atingir os resultados esperados.
ABORDAGEM HOLÍSTICA: É tão básico que, em muitos casos, esquecemos. O funil de vendas é determinante para que, em sintonia com o seu cliente, seus custos diminuam e as vendas aumentem. Trabalhe desde awareness até a conversão, sempre usando canais de mídia específicos para cada momento do funil. Quanto mais focada é a estratégia de mídia, mais fácil chegarmos em resultados melhores.
OMNICHANNEL: É preciso estar focado no cliente e garantir que essa experiência de interação seja única, especial e “user friendly”, independentemente de qual ponto de contato que a marca estabeleça com o consumidor. Se há 15 anos tínhamos em média 2 pontos de contato, hoje a história é outra: a média são de 6 vezes (Fonte Marketing Week). Já imaginou o potencial que isso pode agregar para sua estratégia?
PERSONALIZAÇÃO: A pandemia foi responsável por deixar os consumidores muito distantes das suas relações pessoais. Logo, a personalização da mensagem tornou-se uma técnica extremamente importante para essa aproximação e empatia. Usar uma segmentação para além das demográficas, buscar a compreensão do seu consumidor, dialogar com os seus desejos, ansiedades, gostos e preferências é fundamental para um bom retorno. O moment marketing, por exemplo, é uma ótima estratégia digital que unifica a aproximação com o consumidor e uma nova forma de segmentação, tornando-a comunicação relevante e perceptível.
TUDO É COMPRÁVEL: Esteja no lugar certo, no momento certo. E hoje os consumidores estão na frente do computador e, principalmente, na frente dos smartphones. Então, explorar ao máximo esse tipo de contato é importante demais. Existem diversas ferramentas disponíveis, como Google My Business, Google Shopping, Instagram Shop, Marketplace ou Live Shopping que certamente irão ajudar nas suas conversões, atraindo mais audiência e relevância para a sua marca.
Se observarmos internamente, dentro de nossas empresas, projetos e etc., algumas dessas estratégicas poderão ser facilmente implementadas. E certamente serão válidas não só nesse momento ainda de incertezas, mas principalmente nos momentos que estão por vir.
Utilizando o que há de básico, aqui discutido, já será suficiente para termos resultados mais palpáveis, seja o aumento de vendas, a redução de gastos e eficiência nas ações tomadas. Mas lembre-se: ficou claro que a Covid-19 e suas consequências são voláteis e sempre requerem inovações e ajustes para atingir seus resultados.
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