Logotipos famosos, como as pessoas memorizam as grandes marcas?

Antes de tudo, como as pessoas enxergam as grandes marcas? Será que seus logotipos são de fácil memorização? Sabemos que as formas simples são mais bem compreendidas e, consequente, mais bem lembradas. Desse modo, os símbolos têm a tendência de ser simples, porém fortes e marcantes. 

Além disso, nomes de marcas ou nomes de empresas famosas nem sempre geram uma lembrança em nossas mentes. No entanto, surge o questionamento, ‘Será que todas as empresas mais famosas do mundo têm símbolos fortes e marcantes?’. Nesse sentido, para responder a questão, o designer da agência Interbrand, Lucas Machado, fez um exercício com todos os funcionários da empresa, envolvendo o pessoal de design, verbal, estratégia, financeiro, TI e cozinha. Sendo assim, a atividade consistia nas pessoas desenharem alguns logotipos famosos de cabeça. 
 
Confira, abaixo, o resultado desse experimento com logos de marcas mais famosas do mundo: 
 
Adidas: 

Apple: 

Bradesco: 

Coca-Cola: 

Guaraná: 

Google: 

Ford: 

Facebook: 

Corinthians: 

Nike: 

Microsoft: 

McDonald’s: 

Kuat: 

Itaú: 

Volkswagen: 

Starbucks: 

São Paulo Futebol Clube: 

  
 
Significado de logos famosas 

Antes de mais nada, agora que você entendeu como os logotipos famosos marcam a mente das pessoas, que tal compreender também o significado de algumas logotipos famosas de empresas brasileiras e internacionais. 

Por exemplo, sejam nomes de marcas ou logos de marcas, seus significados são muito importantes. Dessa maneira, leia com atenção a definição resumida de cada um e tente entender como o nome de empresas famosas pode interferir na construção dos logotipos. 
 
Hering: 

Primeiramente, a Hering, fundada pelos alemães Bruno e Hermann, é uma palavra alemã que significa “arenque”, que é o tipo de peixe que fica cruzado na logo da empresa. 
 
Natura:  

O significado da logo da Natura é simples, mas nesta imagem conseguimos entender também suas origens. Como, a folha com o degradê amarelo e laranja surgiu do primeiro símbolo apresentado como girassol rodeado de letras “n”. Mais uma vez o nome da marca famosa, no caso a inicial do nome, serviu de inspiração para a logo da marca. 

Abril: 

Fundado pelo italiano Cesar Civita, o nome “Abril” é uma referência direta ao início da primavera no hemisfério norte, e por isso a logo conta com a pequena árvore como símbolo. 

Fedex: 

Fedex, uma das marcas mais famosas do mundo, é uma empresa estadunidense de transporte de correspondências. Seu nome é abreviatura do termo original Federal Express. Outrossim, em seu logotipo é possível ver uma seta escondida entre as letas ‘e’ e ‘x’, representando sua rapidez e eficiência na entrega. 

Volkswagen: 

A Volkswagen é uma multinacional conhecida no mundo todo. Outrossim, o termo Volks, quer dizer povo, e wagen, carro. Em conjunto, dão a ideia de “carro do povo” representado na época pelo ‘Fusca’, desenhado por Fernando Porsche. 

Vaio: 

No desenho do logotipo, é fácil de reconhecer o V sobrepondo-se e formando o W, referindo-se ao nome da marca. Percebeu? Mais uma vez o nome da marca famosa está presente em sua logo da marca. 
 

O nome VAIO é abreviatura de Video Audio Integrated Operation,  que em português significa Operação Integrada de Áudio e Vídeo. Seus produtos são notebooks produzidos pela Sony. 

Dessa maneira, a logo ‘clean’ que dá um ar de modernidade ao Vaio, na verdade representa algo mais. As letras “V” e “A” são um sinal analógico, enquanto “I” e “O” são interpretados com “1” e “0”, numa clara referência ao sistema binário. 

Amazon:  

Antes de tudo, a Amazon é conhecida pela sua forte presença no comércio eletrônico. Sua história abriu portas para outras empresas investirem no e-commerce. 

O nome tem relação com o Rio Amazonas, que além de ser o maior do mundo, possui 10 vezes mais o tamanho do segundo colocado no ranking. Da mesma forma, surge essa relação de grandeza que o idealizador da Amazon quis ‘carregar’ em sua marca. 

Ademais, o símbolo, não significa apenas uma “carinha”. A seta do “A” para o “Z” faz referência ao vasto catálogo da loja, que apresenta produtos de A a Z. 

Toblerone: 

Outra das marcas mais famosas do mundo, o Toblerone é um chocolate suíço que é reconhecido não apenas pelo seu sabor, mas também por seu formato e logo. O campeão de vendas nasceu na cidade de Berna, Suíça, que além de suas montanhas, também é conhecida como “a cidade dos ursos”. Além disso, observando o logotipo atentamente, é possível ver que há uma silhueta de urso escondido na montanha. 

Fórmula 1: 

A primeira corrida de Fórmula 1 aconteceu em 13 de maio de 1950 e desde então, conquistou inúmeros fãs de automobilismo. Onde, pilotos vão ao extremo em carros que chegam a mais de 300 km/h. Além de inúmeros ídolos, o esporte também lançou uma logo bastante peculiar.  Entre a letra “F” e as silhuetas de velocidade, é possível ver o número 1 oculto. nome de marca e logo de marca se mesclando em um único símbolo! 

Carrefour:  

Agora, um dos pioneiros no ramo de hipermercados, o Carrefour nasceu em 1959, na França. Décadas depois, o negócio prosperou muito e ganhou o mundo. 

O nome da marca, em francês, significa cruzamento. Além da primeira loja ter sido aberta próxima a um, o logotipo representa o encontro de duas setas. O “C” de Carrefour talvez seja o símbolo mais perceptível da marca, que também representa a bandeira francesa com as cores vermelho, azul e branco. 

Unilever: 

A Unilever abriga mais de 400 marcas em seu portfólio. Por exemplo, Omo, Axe, Hellmann’s e Close-up. Essa variedade de produtos está representada na letra U, onde os elementos se completam. 

As marcas mais valiosas e quanto custam! 

A Interbrand: 

Antes de mais nada, todo ano, a internacionalmente conhecida consultoria de marcas Interbrand publica um extenso trabalho de avaliação da marcas globais, uma lista com os nomes de marcas famosas e seu valor estimado. 

Nesse âmbito, o ranking é baseado em critérios muito rígidos e em uma metodologia própria, estruturada sobre dados concretos e análises que envolvem os seguintes campos: 

  • Análise financeira 
  • Lucro econômico 
  • Análise de demanda 
  • Índice de papel de marca 
  • Análise da concorrência 
  • Pontuação de força da marca 
  • Risco da marca (taxa de desconto) 
  • Lucros da marca 

Desse modo, esses fatores estudados em conjunto levam a um montante monetário com o qual precificam um Valor de Marca, isto é: “Um valor presente líquido dos lucros da marca”. 

Os logotipos famosos: 

Primordialmente, é interessante levantar a questão de quanto desse valor se deve aos logotipos famosos que dão a cara para a marca diante do público, algumas das marcas mais famosas do mundo? 

Nesse momento, é importante que empresários e empreendedores se deem conta que boa parte do valor da marca se constrói também por meio da comunicação e da imagem que estes logotipos famosos ajudam a posicionar corretamente nos corações e nas mentes dos consumidores. 

Dessa forma, todo trabalho estratégico de criação de valor que uma ideia, produto ou serviço gera – cuidadosamente estruturado pelo empresário – precisa ser reconhecido pelo público. 

Sendo assim, o consumidor vai adquirir aquilo em que percebe um valor maior do que o dinheiro que está gastando e para perceber isso, os logotipos famosos desenhados nas embalagens, reproduzidos nas mídias impressas, digitais ou gravados nos produtos é que permitem que eles sejam reconhecidos como diferentes dos concorrentes. 

Nesse campo, é esse logotipo famoso que faz o cliente perceber que os produtos e serviços são os portadores de todos os atributos, benefícios e características neles inseridos durante o processo produtivo. 

Por exemplo, a bolsa Louis Vuitton é realmente linda, além de resistente e confeccionada com materiais de altíssima qualidade e respeitando as melhores técnicas da costura em couro mas se não tiver o logotipo famoso pregado nela, perde seu valor! 

Da mesma forma, a bolsa falsa é vendida por uma bagatela infinitamente menor que o valor da bolsa verdadeira. 

Por fim, é a união dessas duas faces da moeda que a faz valiosa: entrega de valor real mais a percepção de valor potencializado pelo logo que identifica a marca. Os dois juntos é que vão construir o valor final do produto ou serviço. 

Logotipos famosos das marca mais valiosas do mundo 

O site da Interbrand define assim seu ranking de marcas mais famosas do mundo: 

“Melhores Marcas Globais da Interbrand é a lista definitiva das marcas mais valiosas do mundo. Descubra as 100 maiores marcas do mundo e suas  estratégias de liderança.” 

Vamos à lista: 

1o. Lugar: Apple  

Primeiramente, sem dúvida a maça contribuiu muito para o valor desta marca. Ela retrata com maestria a simplicidade do design que a empresa tanto persegue, desde que proporcione excelente funcionalidade e usabilidade. Tipo assim… uma maçã! 

2o. Lugar: Google 

Em segundo lugar, acho que todo mundo conhece o storytelling por trás da palavra Google. Como dizem, um matemático mostrou para a filha pequena o número 1 seguido de cem zeros e perguntou a ela o que era aquilo. Ela respondeu: – Google. Bom, fica claro o objetivo da marca de associar a infinidade de resultados de busca com isso mas o bacana é que aposto que tem muita gente por aí que acha que foi assim que inventaram o nome da empresa, não do número de cem zeros. 

3o. Lugar: Coca-cola  

De antemão, é visível que esse é um dos logotipos famosos mais reproduzidos ao redor do planeta mas não há como negar a importância dessa caligrafia Art Nouveau, dessa onda vermelha que nos atrai e seduz. Além disso, é evidente que o logo tem grande papel no valor dessa marca. 

4o. Lugar: IBM 

Agora, se um logotipo famoso não fosse tão importante assim para o valor de uma marca, não teria porque a IBM ter mudado tanto, e tão radicalmente, seu logo ao longo dos anos. Parece uma folha de impressão em que estava falhando a tinta azul, não parece? O que você acha dele? Dê sua opinião. 

5o. Lugar: Microsoft 

Alguns podem não gostar deste logo mas na verdade ele retrata exatamente os valores da marca e de seus consumidores. Nesse sentido, ele resolve seus problemas, traz agilidade e praticidade sem muito glamour ou design arrojado mas ele resolve! 

6o. Lugar: GE 

Então, mais um belo logotipo: Letras cursivas para uma empresa de tecnologia de ponta parece um contra senso mas é exatamente essa ousadia, essa inovação cuidadosa e atenta aos detalhes que esse logo transmite. Dessa maneira, a marca está demonstrando uma perenidade secular, sem pressa mas com resultados sólidos e confiáveis. 

Por fim, a lista da Interbrand tem mais 94 marcas, todas elas devidamente identificadas com seus logos famosos bem ao lado de um número bilionário que indica o valor delas. 
 
 
 
Por Gustavo Mota 

Matéria adaptada do portal: https://www.wedologos.com.br/ 

Para ver a matéria na íntegra, acesse: https://blog.wedologos.com.br/logotipos-famosos/