O e-mail marketing é um dos mais antigos canais para chegar até o público. Em alguns momentos, chegou a ser desacreditado como forma de mídia efetiva, mas, se usado da maneira correta, pode ser uma ferramenta poderosa para o seu objetivo de negócio.
O e-mail marketing, hoje, deixa de ser apenas um formato de anúncios, geralmente com objetivo de vendas, e passa a ser uma ponte na criação de ofertas e relacionamento com o cliente.
Tipos de e-mail marketing:
Não existem limites ou regras para tipos de emails, mas alguns dos formatos mais usados são:
– E-mail promocional:
– O nome já diz, não é mesmo? 🙂
– E-mail de nutrição:
E-mail que faz parte de um fluxo com objetivo de nutrir uma entrega de conteúdo, entrega programada de materiais.
Ex.: materiais de um curso de 7 dias e até ofertas menos agressivas.
– E-mail de serviço (utilidades):
E-mails enviados no pós-compra (confirmação, entrega, avaliações sobre produto, entrega, vendedor/fornecedor e afins)
– E-mail NPS:
Pesquisa de satisfação. Se houver oportunidade de enviar esse tipo de email, ele pode trazer informações valiosas sobre a visão dos clientes sobre sua marca.
– Remarketing
E-mail usado para impactar alguém que já acessou em algum momento seu conteúdo, produto ou serviço. Muito usado pelo e-commerce para enviar ofertas e reverter situações de desistências.
Automação
Estratégias de automação criam um fluxo de entrega de e-mails, disparados de maneira lógica, criando um caminho até a conclusão de um objetivo.
Em sequências que buscam engajamento geralmente se dispara e-mails baseados nas aberturas.
Principais métricas
Falar de métricas (medir) sempre nos dá uma visão mais clara sobre a o nosso objetivo e seus processos, no e-mail marketing as principais métricas que você deve analisar são:
1 – Taxa de entrega;
2 – Bounce Rate;
3 – Taxa de abertura;
4 – CTR (Click Through Rate);
5 – Taxa de conversão;
6 – Unsubscribes;
7 – Taxa de crescimento do mailing;
8 – ROI (Retorno sobre investimento).
Com essas métricas, podemos mensurar a entrega, saber quantos e-mails chegaram, de fato, aos destinatários (Taxa de entrega), quantos e-mails inválidos constam em nossa base (Bounce) e se esses emails estão sendo abertos (Taxa de abertura).
Pensando em ações do usuário, sabemos se os e-mails abertos estão recebendo cliques nos links e CTAS internos (CTR) e se esses cliques estão gerando as conversões esperadas (Taxa de conversão).
Não só podemos medir entrega e ações, mas também conseguimos entender um pouco sobre o comportamento do usuário em relação à nossa marca. Uma das métricas mais importantes nesse caso é o (Unscrible), que nada mais é que as pessoas que não querem mais receber seus e-mails. É realmente algo a se pensar, e tentar entender se essa quebra de comunicação não é um problema na sua estratégia.
Você está sendo inconveniente? Quantidade excessiva? Conteúdo irrelevante? Reflita.
Por fim, é possível ver o desempenho da sua campanha, acompanhar o crescimento do mailing e, no âmbito de negócios, medir o tão esperado ROI (retorno sobre seu investimento).
Com essas métricas, é possível entender a efetividade da sua estratégia de e-mail do começo ao fim, validar suas ideias, corrigir/otimizar sua campanha ou até torná-la um modelo.
Dicas para construir um e-mail marketing poderoso:
– SÓ ENVIE E-MAIL PARA USUÁRIOS QUE FORNECERAM ESSA INFORMAÇÃO A VOCÊ em algum contato. Não seja invasivo;
– Use segmentações em suas listas baseadas no seu objetivo. Essa segmentação vai garantir o envio de e-mails mais relevantes para os destinatários;
– Tenha um planejamento para automação.
– Uma sequência que faça sentido para seu objetivo ou etapa do processo;
– Mantenha sua lista limpa! Elimine endereços de email errados ou que que não tenham taxa de abertura. Muitas tentativas de envio sem resposta podem te colocar em uma blacklist;
– Deixe de maneira clara seu link ou botão de Unscrible (desinscrever) para que o destinatário saiba que poderá cancelar o recebimento de emails a qualquer momento.
*Dica: Utilize recursos para verificar a qualidade do seu email como o mailtester.com
Estrutura do email
Já falamos sobre boas práticas para a construção de um e mail, mas vamos falar agora sobre sua estrutura.
– Crie um bom título. Será a primeira motivação para seu lead abrir seu e-mail. (É uma boa prática que ele seja curto, aproximadamente 60 caracteres);
– Não utilize exageradamente imagens, além de poluir o e-mail, ainda podem gerar problemas de entrega, indo parar nas caixas de spam;
– Trabalhe com imagens bem aplicadas, legíveis e que façam sentido com a proposta do seu conteúdo.
– Tenha uma chamada para ação (CTA);
– Escreva de maneira simples e objetiva. Hoje, um dos formatos que mais trazem resultado é o texto de formatação simples (como em um bloco de notas) As pessoas, cada vez mais, apreciam humanização nas marcas;
– Não deixe seu endereço de e-mail (ou “From:”) com noreply. Isso deixa evidente que o contato está sendo feito por uma máquina e podem dar a entender que sua empresa não precisa de um diálogo. Lembre-se: pessoas gostam de conversar com pessoas.
Principais erros na elaboração e envio
– – Trabalhar sem planejamento;
– Usar uma linguagem diferente do estilo da sua marca (perder a identidade);
– Não manter um padrão;
– Abusar do Hard Sell, os famosos e mails que forçam compras;
– Erros de português;
– Não personalizar! Dados como nomes são obrigatórios e fazem total diferença na hora de trazer uma identificação do destinatário com a sua mensagem.
O e-mail continua a ser uma forte fonte de aquisição, retenção de leads e contato com o cliente e pode ser usado para diversos objetivos. Ter paciência, uma boa segmentação e manter sempre sua lista limpa e atualizada podem fazer uma grande diferença nos seus resultados.
Não desacredite do poder dessa ferramenta!
Por: Bia Vasco
Matéria adaptada do portal: https://plugcitarios.com/blog/
Para ver a matéria na íntegra, acesse: https://plugcitarios.com/blog/2018/08/08/e-mail-marketing-saiba-como-usar-essa-poderosa-ferramenta/