Como melhorar a abordagem para gerar leads?

Para quem atua na área digital, entender os desafios no processo de captação de clientes, ou geração de leads, é fundamental. Este processo é crucial para a manutenção dos fluxos de venda e a constante atração dos usuários.

Com o aumento do número de empresas e da competitividade, investir em Inbound Marketing se torna fundamental. Essa abordagem envolve técnicas e estratégias de marketing de atração, desenvolvendo ações de conquista ao cliente, humanização da marca, além de um processo de interação e relacionamento.

Existem várias estratégias que podem ser empregadas para conhecer o público-alvo e atuar na geração de leads. Neste post traremos dicas para ajudar o seu negócio no processo de atração e conversão de mais leads.

O que são leads?

Antes de apresentar dicas sobre como realizar a geração de leads, é fundamental compreender o que o termo representa. De forma simples, os leads são possíveis consumidores e clientes interessados em um determinado serviço ou produto que sua empresa oferece.

São pessoas que desejam obter mais informações e cuja conversão ocorre quando efetuam a compra do produto ou serviço.

Por exemplo, imagine alguém interessado em comprar uma geladeira e pesquisa na internet. Ao encontrar a geladeira vendida em sua empresa, essa pessoa clica para obter mais informações sobre o modelo, fabricação, voltagem, entre outros. Se ela se cadastra para receber mais informações sobre sua loja e e-mails com promoções, ela é considerada um lead. Se essa pessoa concluir a compra, o objetivo estará cumprido.

Como gerar mais leads?

Como a geração de leads está ligada ao inbound marketing, é importante conhecer como realizar esse processo de gerar e alimentar os leads. Abaixo estão algumas dicas que podem ajudar sua empresa:

  • Tenha uma homepage atrativa: invista em um site com boa usabilidade, adaptado para dispositivos móveis, de carregamento rápido e acessível para pessoas com deficiência. Seu site precisa funcionar corretamente para que o cliente tenha facilidade em navegar e realizar a compra.
  • Crie formulários diretos para conhecer melhor seu público: a criação de formulários e landing pages é importante para obtenção de informações sobre seu cliente e para mostrar interesse pela marca.
  • Envie conteúdos criativos para seus clientes, como e-books: utilize técnicas de Marketing de Conteúdo para nutrir os leads, enviando conteúdo de qualidade que faça com que eles sempre se lembrem de sua marca e negócio.
  • Utilize ferramentas digitais, como anúncios em redes sociais e no Google: por meio de anúncios ou campanhas, sua empresa consegue atingir um número maior de pessoas e aumentar a visibilidade da marca.
  • Tenha uma equipe qualificada em marketing digital: a integração do digital com as ações físicas é importante para ganhar a credibilidade das pessoas e ter boas taxas de conversão dos leads.
  • Aproveite o marketing digital para geração de leads: investir em remarketing pode ser uma estratégia bastante eficaz para relembrar os clientes de fechar o negócio. Outras dicas incluem criar ofertas e descontos, delimitar métricas, atualizar pesquisas de mercado e criar personas para o seu negócio.

Com essas dicas, sua empresa poderá compreender que o investimento no ambiente digital pode trazer retornos interessantes, pois muitos clientes estão nesse ambiente e utilizam os meios digitais para conhecer negócios e produtos.

A captação e fidelização de clientes são essenciais para fazer com que a pessoa se torne lead e, consequentemente, adquira um produto ou serviço de sua empresa.