Para 40% dos internautas brasileiros, encontrar os produtos desejados online é um desafio comum, conforme revelado pela pesquisa Visual GPS da iStock.
O problema está relacionado ao uso de palavras-chave em pesquisas tradicionais, resultando em experiências fragmentadas e demoradas.
Por outro lado, a pesquisa indica uma mudança na forma como as pessoas pesquisam produtos e marcas, impulsionada pela Inteligência Artificial. O imediatismo, a personalização e o prompting estão impulsionando a adoção da pesquisa conversacional para descoberta de informações.
Além disso, 44% dos brasileiros usam redes sociais para encontrar conteúdo em vídeo e aprender novidades. Isso destaca a importância do conteúdo visual dinâmico e o papel significativo de plataformas como YouTube e TikTok na busca por conhecimento.
Diante dessas mudanças, especialistas da iStock compartilharam dicas para empresas melhorarem sua presença online:
Conteúdo em vídeo:
O vídeo é essencial na era digital, especialmente com o crescimento do TikTok e hashtags como #TikTokMadeMeBuyIt. O conteúdo em vídeo pode cativar o público e gerar conversões, seja mostrando os recursos do produto, compartilhando tutoriais ou mostrando os bastidores da empresa.
Comunicação centrada no cliente:
É crucial que as empresas comuniquem como seus produtos/serviços atendem às demandas dos clientes. Isso inclui criar sites intuitivos, facilitar pagamentos digitais e integrar ambientes de compras digitais e físicos.
Recursos visuais adaptados ao público:
Destacar-se no ambiente digital requer entender o público e adaptar os recursos visuais. Imagens e vídeos autênticos são valorizados por 98% dos brasileiros, promovendo conexões mais fortes e impulsionando o engajamento. Adotar a estética das redes sociais, usar humor e incorporar conteúdo gerado pelo usuário podem aumentar o apelo da marca.
- Matéria adaptada do portal: https://www.273mais.com.br
- Para ler na íntegra acesse: https://273mais.com.br/noticias/