Como se preparar para a Black Friday: 8 dicas para seu e-commerce
Você sabe como se preparar para a Black Friday no Brasil? Esse foi um movimento que teve origem nos Estados Unidos. Embora não tenha registros oficiais, a teoria mais aceita é a de que alguns comerciantes, preocupados com o desempenho ruim dos negócios, decidiram praticar descontos agressivos para atrair clientes.
Independentemente da certeza quanto ao efetivo motivo do surgimento dessa data, ela se espalhou pelo mundo. Em resumo, são um ou mais dias de desconto e ofertas exclusivas. No Brasil, é uma data muito esperada e explorada pela maioria dos comerciantes do país.
Neste artigo, mostramos alguns dados para você entender o cenário de vendas no e-commerce, além de como se preparar para a Black Friday no Brasil, especialmente no varejo online. Acompanhe 8 dicas para fazer um bom proveito dessa data.
Black Friday no Brasil
Antes de qualquer coisa, é importante entender como esse movimento surgiu em nosso país. No Brasil, a Black Friday chegou pelas mãos do publicitário Pedro Eugênio, do site Busca Descontos, em 2010.
A edição de 2021, que será a 12ª realizada no Brasil, acontece no dia 26 de novembro e já conta com grande expectativa por parte dos consumidores e do varejo, principalmente o eletrônico.
O termo Black Friday significa sexta-feira negra. Ele passou a ser utilizado pelos comerciantes para fazer uma alusão aos dias de crises na Bolsa de Valores. Os investidores utilizavam esse termo com muita frequência e ele era divulgado de maneira ampla durante a crise de 1869.
Nessa época, ocorreram distorções de preços em várias matérias-primas. Por isso, o governo americano teve que intervir nos valores desses produtos e o preço deles caiu vertiginosamente. Logo, os investidores passaram a chamar o dia em que isso aconteceu de sexta-feira negra ou, Black Friday, em inglês.
Os idealizadores do movimento se inspiraram nessa queda de preços que ocorreu no século passado para criá-lo. É um dia de muitos descontos, gerando benefícios para os clientes e um aumento brutal no faturamento dos negócios. Nos Estados Unidos, ele é programado para a sexta-feira da semana seguinte ao dia de ação de graças.
Contudo, nós brasileiros colocamos nosso DNA nesse movimento. Atualmente, existem empresas que fazem uma semana ou um mês inteiro de ofertas, fracionando o faturamento e os desafios que surgem com o aumento das vendas. Mesmo assim, a data base para a Black Friday continua sendo mantida e utilizada pela maioria dos comércios.
Dados da Black Friday no e-commerce
Absolutamente consolidada no cenário nacional, a Black Friday apresenta números cada vez mais expressivos. Em 2020, foram R$ 5,1 bilhões em faturamento, o que representa um aumento de 31% em relação a 2019.
Os segmentos de produtos com maior procura foram eletrodomésticos, celulares, eletrônicos, informática e móveis. O número é bastante expressivo. O ano de 2019 foi considerado o melhor da história de todas as Back Friday. Contudo, podemos perceber que 2020 rompeu em muito o faturamento desse período.
Tudo isso fica ainda mais grandioso quando percebemos que quase 80% dessas vendas vieram do e-commerce. As empresas que atuam com vendas online tiveram um faturamento de R$ 4 bilhões em 2020 em apenas 2 dias. E foi registrado um aumento de 25% em relação ao ano de 2019.
Além disso, vale a pena lembrar que esse crescimento impressionante foi em meio ao momento de maior dificuldade da humanidade nas últimas décadas. Um movimento que é capaz de gerar bilhões de receita em um período de crise é realmente impressionante.
As expectativas para esse ano são muito boas. Isso porque, com o que ficou conhecido como o “novo normal”, as pessoas terão mais tendências a efetuar compras online. Afinal, essa situação pode ter sido um dos fatores que motivaram o crescimento das vendas do e-commerce na Black Friday 2020.
8 dicas de como se preparar para a Black Friday
Como mostramos, a Black Friday é um movimento bilionário. Logo, você não pode perder a oportunidade de potencializar as vendas do seu negócio. Especialmente para preparar as finanças da empresa visando cobrir as despesas de fim de ano e melhorar o lucro dos 12 meses.
Se a data tem tanta relevância, nenhum varejista pode se dar ao luxo de não aproveitar a oportunidade de atrair clientes, fidelizar a base e, consequentemente, alavancar os lucros. Para isso acontecer, algumas dicas são valiosas, como veremos a seguir.
1. Análise de concorrência
As pessoas com intenção de compra na Black Friday esperam preços baixos, ou seja, valores desproporcionais aos praticados no mercado tendem a perder espaço. Por causa disso, é importante que o varejista faça uma pesquisa prévia sobre a concorrência, para ao menos poder ter uma ideia dos preços que serão praticados.
Vale ressaltar que os descontos precisam ser bons para ambos os lados, tanto varejo quanto consumidor. Além disso, o foco em questões como valor de frente e prazo de entrega também não pode ser deixado de lado, pois estes pontos fazem parte do processo de decisão de compra.
Outro ponto importante a ser mencionado é que a análise da concorrência não deve servir para copiar o trabalho de uma empresa. Oferecer preços e condições idênticos não fará você vender mais que outros concorrentes. É preciso entender o que, de fato, pode ser agregado em termos de valor, benefícios e experiência para o cliente.
2. Campanhas de divulgação
Tão importante quanto as promoções que serão ofertadas, as campanhas de divulgação farão com que o maior número possível de pessoas saiba que aquela loja terá aqueles determinados descontos.
É muito importante que o público saiba que você está participando da Black Friday. Portanto, atraia as atenções para sua loja por meio de redes sociais, e-mail marketing, anúncios pagos, propagandas locais, entre outros meios. Nesse sentido, avalie em quais canais sua campanha deve aparecer.
Vale ter muita atenção ao prazo que se faz tudo isso. Quanto antes os clientes souberem, melhor. Com foco nos seus objetivos, projete início, meio e fim da sua estratégia.
Essas campanhas podem ser feitas por meio de redes sociais ou, até mesmo, mensagens no seu próprio site. À medida que a data se aproxima, você vai aquecendo os seus clientes para se prepararem para os descontos.
3. Promoções reais
É obrigatório fugir de práticas consideradas ruins, como elevar preços antes da Black Friday, para tentar passar a sensação que os descontos são maiores.
Crie promoções verdadeiras para realmente atrair os seus consumidores no período da Black Friday. Cada vez mais, órgãos fiscalizadores como Procon e os próprios consumidores estão atentos às lojas que enganam seus clientes.
Passar credibilidade é fundamental para estabelecer uma relação de confiança e fidelidade com o consumidor brasileiro. Não há nada mais degradante para a imagem de uma empresa que fazer promoções irreais. Aquela velha prática de aumentar o preço dos produtos antes da Black Friday não ajuda em nada.
Quem faz isso, além de não ter bons resultados, prejudica uma data tão importante para o comércio em geral. O hábito de vender tudo pela “metade do dobro” na Black Friday é prejudicial e pode minar a credibilidade da sua empresa perante seus próprios clientes.
4. Estoque
Ter o controle preciso do estoque de produtos também é item obrigatório para lojistas que buscam o sucesso na Black Friday. Faça uma análise quanto antes, levante os produtos fora de linha, os que podem ser promocionados e, principalmente, os que estão em liquidação.
Tenha todo o cuidado possível para não perder o controle de vendas no dia do evento. Em lojas virtuais, por exemplo, a atenção com a quantidade de produtos em estoque precisa ser total na Black Friday.
Prefira sobras no estoque a ficar sem os produtos a pronta entrega. Lembre-se de que as datas seguintes à Black Friday — Cyber Monday e Natal, principalmente — são boas oportunidades para vender produtos que ficaram no estoque após o fim da campanha.
5. Infraestrutura
Com mais pessoas acessando um site em busca de descontos e promoções, é preciso ter infraestrutura para garantir que a página suporte os picos de acesso. Desse modo, você garante a permanência do cliente e uma boa experiência de compra para todos.
Esse cuidado com infraestrutura se torna ainda mais importante quando percebemos as expectativas de crescimento da Black Friday para 2021. Portanto, é fundamental avaliar todos os processos do seu e-commerce para garantir que sua empresa tenha a capacidade necessária para receber os clientes.
6. Atendimento
O atendimento humanizado, com foco em resolver os problemas dos clientes, é essencial para garantir a satisfação do consumidor. A Black Friday no e-commerce não deve ser apenas uma oportunidade para alavancar os lucros, mas um momento de atrair e conquistar novos clientes.
Em um cenário em que vários varejistas oferecem produtos e descontos semelhantes, o atendimento se torna um grande diferencial.
7. Segurança online
Outra dica importante é garantir a segurança online nas suas vendas. Esse é um fator determinante na hora de um usuário fechar uma compra. É fundamental construir um ambiente seguro, garantindo a proteção contra um elemento chamado Phishing.
É quando um criminoso passa por uma pessoa confiável para atrair vítimas, capturar seus dados e fazer compras na sua empresa. Diante disso, é importante encontrar mecanismos que coíbam esse tipo de prática no seu e-commerce, evitando problemas com seus clientes que, inclusive, podem se tornar questões judiciais.
Além disso, a adoção de um ambiente seguro favorece o posicionamento da sua empresa no Google. Isso porque mostra aos mecanismos de pesquisa que o seu site é seguro e os usuários da plataforma podem acessá-lo.
8. Estratégias de posicionamento
Por fim, é fundamental definir um posicionamento durante a Black Friday. Isso auxiliará você a separar os produtos que serão colocados em promoção. Posicionar-se significa enviar para o mercado a mensagem de que o seu e-commerce tem os melhores preços e condições de um ou mais segmentos de mercado.
Ao definir um posicionamento, você atrairá mais pessoas com probabilidade de fazer compras em sua empresa. Além disso, facilita a organização de todos os mecanismos de segurança, expedição e gestão de vendas.
Segurança e sistema antifraude
Apesar dos resultados grandiosos que um e-commerce pode ter ao saber como se preparar para a Black Friday, é preciso entender que podem existir fraudes nesses dias. As tentativas são muito comuns de acontecer. Para se ter uma ideia, no ano de 2020, esse problema cresceu 1,36% no varejo eletrônico.
À medida que a tecnologia avança, as ações fraudulentas mudam e se tornam mais eficientes. Por isso, é fundamental que o gestor adote medidas na mesma proporção para coibir esse tipo de prática. Para tornar a experiência ainda mais segura é possível contar com um parceiro antifraude especializado.
Dessa forma, além da prevenção contra fraudes, a loja tem garantida uma boa taxa de aprovação de pedidos, com baixo tempo de resposta e número mínimo de chargebacks, além de evitar o bloqueio de pedidos de bons consumidores.
Fraude é uma parte indesejada da administração de um negócio, mas não algo com a qual o varejista tenha que conviver. Para ser bem-sucedido, o fraudador precisa estar longe dos olhos da solução antifraude para e-commerce. Se o criminoso não puder fazer isso, ele vai migrar para alguma empresa que esteja mais vulnerável.
Os fraudadores são criativos e, para evitar ataques, a proteção antifraude também deve ser. Criminosos gostam do caminho que oferece menor resistência, e um bom sistema antifraude é a maior barreira que pode existir neste sentido.
Manter sistemas antifraude atualizados e contar com uma equipe especializada, além de uma abordagem minuciosa e multicamadas, são boas práticas que manterão o varejo protegido e os consumidores sempre satisfeitos, independentemente de a data ser a Black Friday ou não.
Agora que você já sabe como se preparar para a Black Friday, não perca mais tempo. Coloque em prática todas as estratégias que descrevemos a partir de agora. Afinal, o tempo passa rápido e a data já está se aproximando. É preciso agir sempre antecipadamente.
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Matéria adaptada do portal: https://blogbr.clear.sale/
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