Estratégia
Muito se fala de estratégia de comunicação, mas você sabe o que é e como aplicá-la em sua empresa ?
O que vemos muito é a confusão entre planejamento estratégico com estratégia de comunicação, que são coisas diferentes.
- PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO : é o processo de elaborar a estratégia de uma organização e definir como ela pode ser alcançada. Em outras palavras, a empresa reconhece a sua situação atual e faz uma projeção de futuro, isto é, como ela deseja estar daqui a alguns anos. Essa visão de longo prazo prevê mudanças que ajudem na diferenciação de negócio.
- ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO : é arte de transmitir ideias, comunicar um conceito, um processo ou dados que satisfaçam um objetivo estratégico de longo prazo de uma organização (Planejamento Estratégico), seguindo uma série de atividades coerentes e planejadas. Essas atividades são conduzidas em níveis estratégico, operacional e tático para a compreensão das audiências e para desenvolver ações operativas comerciais ou não comerciais. Pode ser entendida também como a função relacionada dentro de uma organização, que trata com processos de comunicação internos e externos.
Ter uma estratégia, portanto, significa seguir um método para realizar a comunicação empresarial e divulgá-la para o público de interesse, seja ele formado pelos próprios colaboradores ou por clientes e outros stakeholders (todas as partes direta ou indiretamente interessadas no negócio).
Sem uma estratégia, corre-se o risco de não ser preciso e nem eficaz na comunicação, o que abre margem para prejuízos diversos.
Só para você ter noção da importância da estratégia de comunicação para uma marca, existem estudos que apontam que 45% da imagem de uma empresa pode ser atribuída ao que ela diz e como diz.
Com a ajuda da estratégia de comunicação, sua empresa pode aumentar a compreensão e fazer com que o público entenda melhor o que oferece.
Quando se é convincente e atento às necessidades do público-alvo, a estratégia de comunicação ajuda a melhorar a imagem do negócio, além de impulsionar seu crescimento e de investir na diferenciação da concorrência.
Para tanto implantamos na empresas que atendemos alguns passos, para definirmos a melhor estratégia:
- Definir o objetivo da estratégia
Ter objetivos claros parta cada estratégia ajuda muito no transporte da comunicação, a exemplo de reforçar uma mensagem institucional ou promover um lançamento e um produto ou serviço.
São dois tópicos diferentes que necessitam de estratégias próprias de comunicação, alinhadas em uma campanha conjunta.
Ou seja, pensar sobre como o público vê a empresa e como gostaria que visse ou o que quer melhorar.
- Defina a persona a ser abordada
Sabe a máxima: Você sabe com quem está falando ? Em uma estratégia de comunicação isso faz todo o sentido, saber com quem queremos falar.
A elaboração da persona é a representação fictícia do cliente ideal que, saber onde mora, qual idade, entre outras características e preferências, ajuda em muito desenvolver uma estratégia de comunicação relevante para ela, com uma linguagem adaptada a que ela quer ouvir.
- Defina os canais de comunicação
Quais são as mídias, a que se propõem e como trabalharemos cada uma delas.
- Cronograma físico financeiro (orçamento)
Ter clara as ações que serão feitas e a que custo. O orçamento e sua auditagem na aplicação dos recursos e seus retornos, é o que vai definir se conseguirá cumprir com eficiência e eficácia sua a estratégia de comunicação.
- Estar em conformidade
Tenha em mente que estar em conformidade é ser coerente e saber considerar sua persona, seu objetivo de negócio e todo o contexto no qual sua empresa e público se inserem. Boas decisões precisam de subsídios para serem tomadas, descarte o “achismo”.
- Coloque a mão na massa
Depois que tudo está definido, é hora de tirar as ideias do papel e transformar a estratégia de comunicação em realidade. Para fazer isso, use de todo o seu potencial criativo para tornar sua mensagem atraente, objetiva e, ao mesmo tempo, adequada ao público-alvo e em cumprir seu objetivo.
- Avalie e acompanhe os resultados obtidos
Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende e não há sucesso no que não se gerencia.
A melhor forma de entender se a estratégia de comunicação criada está gerando repercussão positiva ou negativa é avaliando e monitorando seu retorno.
Concluindo, uma boa estratégia de comunicação é aquela que pode transformar objetivos em ações concretas e eficazes, que entregam a mensagem que a empresa deseja passar as pessoas certas sem perder a relevância.

Estratégia
Muito se fala de estratégia de comunicação, mas você sabe o que é e como aplicá-la em sua empresa ?
O que vemos muito é a confusão entre planejamento estratégico com estratégia de comunicação, que são coisas diferentes.
- PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO : é o processo de elaborar a estratégia de uma organização e definir como ela pode ser alcançada. Em outras palavras, a empresa reconhece a sua situação atual e faz uma projeção de futuro, isto é, como ela deseja estar daqui a alguns anos. Essa visão de longo prazo prevê mudanças que ajudem na diferenciação de negócio.
- ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO : é arte de transmitir ideias, comunicar um conceito, um processo ou dados que satisfaçam um objetivo estratégico de longo prazo de uma organização (Planejamento Estratégico), seguindo uma série de atividades coerentes e planejadas. Essas atividades são conduzidas em níveis estratégico, operacional e tático para a compreensão das audiências e para desenvolver ações operativas comerciais ou não comerciais. Pode ser entendida também como a função relacionada dentro de uma organização, que trata com processos de comunicação internos e externos.
Ter uma estratégia, portanto, significa seguir um método para realizar a comunicação empresarial e divulgá-la para o público de interesse, seja ele formado pelos próprios colaboradores ou por clientes e outros stakeholders (todas as partes direta ou indiretamente interessadas no negócio).
Sem uma estratégia, corre-se o risco de não ser preciso e nem eficaz na comunicação, o que abre margem para prejuízos diversos.
Só para você ter noção da importância da estratégia de comunicação para uma marca, existem estudos que apontam que 45% da imagem de uma empresa pode ser atribuída ao que ela diz e como diz.
Com a ajuda da estratégia de comunicação, sua empresa pode aumentar a compreensão e fazer com que o público entenda melhor o que oferece.
Quando se é convincente e atento às necessidades do público-alvo, a estratégia de comunicação ajuda a melhorar a imagem do negócio, além de impulsionar seu crescimento e de investir na diferenciação da concorrência.
Para tanto implantamos na empresas que atendemos alguns passos, para definirmos a melhor estratégia:
- Definir o objetivo da estratégia
Ter objetivos claros parta cada estratégia ajuda muito no transporte da comunicação, a exemplo de reforçar uma mensagem institucional ou promover um lançamento e um produto ou serviço.
São dois tópicos diferentes que necessitam de estratégias próprias de comunicação, alinhadas em uma campanha conjunta.
Ou seja, pensar sobre como o público vê a empresa e como gostaria que visse ou o que quer melhorar.
- Defina a persona a ser abordada
Sabe a máxima: Você sabe com quem está falando ? Em uma estratégia de comunicação isso faz todo o sentido, saber com quem queremos falar.
A elaboração da persona é a representação fictícia do cliente ideal que, saber onde mora, qual idade, entre outras características e preferências, ajuda em muito desenvolver uma estratégia de comunicação relevante para ela, com uma linguagem adaptada a que ela quer ouvir.
- Defina os canais de comunicação
Quais são as mídias, a que se propõem e como trabalharemos cada uma delas.
- Cronograma físico financeiro (orçamento)
Ter clara as ações que serão feitas e a que custo. O orçamento e sua auditagem na aplicação dos recursos e seus retornos, é o que vai definir se conseguirá cumprir com eficiência e eficácia sua a estratégia de comunicação.
- Estar em conformidade
Tenha em mente que estar em conformidade é ser coerente e saber considerar sua persona, seu objetivo de negócio e todo o contexto no qual sua empresa e público se inserem. Boas decisões precisam de subsídios para serem tomadas, descarte o “achismo”.
- Coloque a mão na massa
Depois que tudo está definido, é hora de tirar as ideias do papel e transformar a estratégia de comunicação em realidade. Para fazer isso, use de todo o seu potencial criativo para tornar sua mensagem atraente, objetiva e, ao mesmo tempo, adequada ao público-alvo e em cumprir seu objetivo.
- Avalie e acompanhe os resultados obtidos
Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende e não há sucesso no que não se gerencia.
A melhor forma de entender se a estratégia de comunicação criada está gerando repercussão positiva ou negativa é avaliando e monitorando seu retorno.
Concluindo, uma boa estratégia de comunicação é aquela que pode transformar objetivos em ações concretas e eficazes, que entregam a mensagem que a empresa deseja passar as pessoas certas sem perder a relevância.
