Marketing: como funciona a psicologia das cores?

Escrito por Scuadra

Os estudos relacionados à mente humana têm inúmeras aplicações no marketing. Apesar de trazerem um grande diferencial para as empresas pelo seu poder de persuasão de clientes, muitas organizações não modernizam seus métodos de divulgação e ignoram novas técnicas baseadas nesses estudos. Uma delas é a psicologia das cores.

Ela busca analisar as sensações provocadas por tonalidades diferentes, demonstrando que cada uma delas apresenta grande influência no consumo. Na hora de criar o design dos seus produtos e toda a identidade visual da sua companhia, é muito importante levar todos os detalhes em consideração, e o uso inteligente de cada cor é fundamental.

Para que você possa usar essa técnica de maneira eficiente, falaremos um pouco sobre psicologia das cores neste post. Confira!

Como a teoria das cores funciona?

Segundo o alemão Johann Wolfgang Von Goethe, criador da teoria das cores, a percepção de tons pode ser diferente para cada pessoa, porém, a sensação provocada é sempre a mesma. O vermelho, amarelo e o laranja, por exemplo, provocam excitação e dinamismo, enquanto o azul e o roxo trazem tranquilidade.

A aplicação das cores no design da propaganda, além de seu caráter funcional (é mais fácil ler o preto no branco, por causa do contraste), também busca despertar esses sentimentos nos seus clientes. Lugares mais tranquilos, como spas, usam cores calmas, enquanto casas de festa utilizam cores mais quentes.

O que cada cor significa?

A psicologia das cores é um estudo extenso e está repleto de observações detalhadas sobre os efeitos de cada tonalidade no cérebro humano. Mas para um contato inicial, uma relação mais prática é suficiente para você utilizar no seu dia a dia profissional. Veja aqui um resumo do significado de cada cor e o sentimento que ela traz:

  • vermelho: paixão, fúria, violência, fome, todo tipo de sensação intensa;​
  • laranja: bom humor, energia, equilíbrio;
  • amarelo: alegria, relaxamento, felicidade;
  • verde: cura, perseverança, natureza;
  • azul: contemplação, paz, paciência, emoções mais amenas e leves;
  • roxo: sensualidade, nobreza, mistério, transformação, a cor das descobertas.

Como utilizar a psicologia das cores no seu negócio?

Como vamos colocar esse conhecimento em prática? Talvez você possa aprender um pouco com alguns exemplos bem conhecidos do mercado.

A rede de restaurantes McDonald’s e a Coca-Cola são marcas que adotaram o vermelho em suas identidades visuais. Essa cor traz a ideia de dinamismo e intensidade, de que o produto instiga o corpo a trabalhar. Além disso, vermelho é desejo, sede e fome, sensações que aumentam o consumo. Todo o design das embalagens dos alimentos e do ponto de venda colabora para esse resultado.

Por outro lado, Dell, IBM e Facebook são marcas azuis. O azul busca transmitir tranquilidade e confiança. As três empresas por estarem ligadas à tecnologia, prezam pelo sentimento de segurança de seus clientes, seja entrando em suas lojas, falando com atendentes ou apenas usando seus produtos.

Como a psicologia das cores se aplica às embalagens?

Na maioria das vezes, a decisão de compra do cliente ocorre no momento em que ele vê o produto na prateleira. É esse fator que reforça o poder de persuasão da embalagem. Nem toda compra ocorre puramente por necessidade — sentimentos e desejos são levados em conta na hora de decidir pegar um produto na prateleira e levá-lo para casa.

Por essa razão, há muito tempo, a embalagem deixou de ser um mero revestimento para proteger o produto: hoje em dia, podemos dizer que ela abandonou seu papel secundário e se tornou crucial para determinar o volume de vendas de um item.

Entretanto, para que a psicologia das cores não cause um efeito reverso ou simplesmente deixe de funcionar, você precisa conhecer o seu público-alvo e as emoções que deseja transmitir a ele. Quando falamos em um alimento, por exemplo, os tons da embalagem devem transmitir a sensação de fome. Já um kit de produtos para banho pode contar com cores mais tranquilas, que remetem ao relaxamento trazido pela água.

Entender o que o seu cliente busca ajudará na aplicação das tonalidades corretas para que ele encontre a resposta em seus produtos. Entretanto, vale lembrar que manter a qualidade é fundamental para que a satisfação o acompanhe durante o consumo, e não somente no momento em que ele faz a compra.

Qual a real influência da embalagem na experiência de compras do consumidor?

Vamos imaginar que a embalagem pode ser o primeiro contato do cliente com a sua marca. Ela é a forma pela qual o produto vai “conversar” com ele e convencê-lo de que se trata da melhor opção entre os concorrentes. Pensando dessa forma, fica mais fácil entender o papel importante que ela tem no sucesso de vendas. Isso pode ocorrer tanto em espaços físicos quanto em mídias sociais.

Por essa razão, devemos considerar que a embalagem é um conjunto. Ela precisa proteger efetivamente o produto e trazer informações relevantes. Entretanto, para que o consumidor chegue ao momento de avaliar essas duas questões, algo precisa chamar a sua atenção para que ele pegue o item da prateleira — essa seria a função da psicologia das cores.

Uma embalagem “apagada” demais pode provocar desinteresse, enquanto uma mistura de cores fortes torna o seu aspecto “poluído” e incômodo visualmente. Daí a importância de conhecer um pouco sobre o tema para fazer a aplicação correta.

Criar uma embalagem demanda pesquisa e criatividade. Nem sempre, tentar copiar algo de um concorrente de sucesso vai garantir sucesso para você também. Muitas vezes, o que vale é a originalidade. Uma boa solução é contratar uma empresa especializada no desenvolvimento de embalagens, que poderá orientá-lo sobre a correta aplicação das cores e outros elementos que tornam o produto atraente ao público e com qualidade profissional.

Como se pode ver, a psicologia das cores está presente em todos os momentos do nosso dia a dia. Quantas vezes você não levou itens para casa, mesmo tendo saído apenas para fazer uma caminhada? Pense que o seu cliente funciona exatamente da mesma forma e cabe a você provocar nele essa vontade.

Agora que você já entendeu como a psicologia das cores influencia no destaque da marca, pode utilizar essa técnica de marketing na sua empresa. Entre em contato conosco e conheça nosso trabalho em design de embalagens!

Matéria adaptada do portal: https://www.scuadra.com.br/
Para ler na íntegra acesse: https://www.scuadra.com.br/blog/como-funciona-a-psicologia-das-cores/