273+ Criativa

Marketing digital em mídias sociais faz diferença no seu negócio

Conheça as principais mídias sociais para aplicar as estratégias de marketing digital na sua empresa.

Marketing digital e mídias sociais são conceitos diferentes. Marketing digital é o conjunto de estratégias direcionadas à promoção de marcas, empresas, produtos e serviços no ambiente on-line. Já as mídias sociais são alguns dos canais mais relevantes, utilizados pelo marketing digital para aplicar suas estratégias. 

A mídia social é um canal de comunicação e relacionamento no qual os usuários conversam, trocando informações e dicas. Não confunda com redes sociais, que reúnem pessoas engajadas socialmente. As redes sociais são uma categoria de mídias sociais, abrangendo também blogs, microblogs e redes sociais de conteúdo. Aqui está a diferença: conteúdo. As mídias sociais produzem e transmitem conteúdo em contas próprias e identificáveis para os usuários, criando redes de conexão e comunicação. 

É imprescindível que o pequeno empreendedor aproveite as mídias sociais em suas estratégias de marketing digital. Quase 80% da população brasileira está nas mídias sociais, segundo a Digital 2022 Brazil

O número de potenciais clientes não é o único atrativo. Com esses canais, as pequenas empresas podem:

  • Promover sua marca, seus produtos, serviços e conteúdos.
  • Ter visibilidade e se aproximar de possíveis clientes.
  • Aumentar as vendas.
  • Manter um relacionamento e fidelizar o seu cliente.
  • Conhecer o perfil do seu cliente.
  • Mensurar sua estratégia por meio de engajamento do público e outros fatores.
  • Gerar tráfego para sua loja virtual ou site.

As possibilidades e benefícios são imensos. E quais são as principais mídias sociais utilizadas pelas pequenas empresas? Vamos conferir:

Facebook

No início de 2022, o Facebook tinha 116 milhões de perfis brasileiros, ficando atrás somente do Instagram, que também faz parte do grupo Meta. É uma rede social que pode gerar negócios, fazer anúncios, além de criar relacionamentos e interação com outras páginas. As empresas precisam ter o Facebook Business e uma conta comercial.

Instagram 

Instagram é, atualmente, a rede social mais popular no Brasil. São 119 milhões de perfis. Seu foco começou com imagens, mas a rede foi se adaptando e, hoje, investe em vídeos por meio da ferramenta Reels. Além disso, há os Stories, onde as empresas podem mostrar o dia a dia do negócio.

LinkedIn 

LinkedIn é uma rede social direcionada para temas profissionais e do mundo do trabalho, também muito utilizada para recrutamento. Nele existem comunidades temáticas e os usuários podem fazer contatos de trabalho ou negócios, ou seja, networking. Em janeiro de 2022, o Linkedin tinha 52 milhões de usuários no Brasil.

Pinterest 

Pinterest é uma mídia social de compartilhamento de imagens e pode ser usada como vitrine do seu negócio, gerando tráfego para seu site ou loja virtual. São 27 milhões de usuários no Brasil.

TikTok 

TikTok tem mais de 74 milhões de usuários no Brasil, e esse número tem crescido cada vez mais. É uma rede social voltada, principalmente, para o público jovem, trazendo vídeos curtos e divertidos. A rede social lançou recentemente o TikTok Ads Manager, que possui uma plataforma de criação e publicação de anúncios e campanhas com orçamento flexível e segmentação de público para pequenas empresas.

Twitter 

Twitter é um microblog, onde as pessoas postam pequenos textos de até 280 caracteres, transmitindo e consumindo informação. Também pode ser usado para gerar tráfego para o seu site. No Brasil, são mais de 19 milhões de usuários. 

WhatsApp 

WhatsApp é o aplicativo de mensagem preferido dos brasileiros. São mais de 165 milhões de usuários. É uma ferramenta de comunicação que pode ser utilizada como canal de atendimento, elevando os resultados de vendas. 

YouTube 

YouTube tem mais de 138 milhões de usuários no Brasil. É uma mídia social para quem gosta de informação interativa, principalmente em vídeo, e tornou-se um relevante buscador on-line, assim como o Google. O YouTube pode ser essencial para sua estratégia de marketing de conteúdo. 

Para saber mais, veja os conteúdos a seguir:

Seu negócio e as mudanças nas redes sociais

5 dicas para atrair mais clientes usando as redes sociais

E aproveite os cursos do Sebrae:

Design thinking: melhore seus resultados nas redes sociais

Marketing digital para sua empresa: primeiros passos

Matéria adaptada do portal: https://www.sebrae.com.br/