273+ Criativa

O que o seu estilo de logo fala sobre a sua marca.

Fazer o branding da sua empresa é um aspecto importante quando se trata de tentar atrair clientes. A sua imagem de marca é a primeira coisa que os clientes interagem, dessa forma é essencial pensar a respeito de aspectos da marca como o nome da sua empresa, design de logotipo e slogan ou lema. A parte mais importante sobre o branding da sua empresa é o seu design de logotipo.

Designs de logotipo são o aspecto visual da sua marca; é o que os clientes identificam primeiro e, geralmente, a primeira coisa que eles se lembram ao pensar sobre a sua empresa. Mas nem todos os designs de logotipo irão funcionar para todas as empresas, razão pela qual existe uma variedade de diferentes tipos de logotipos. Enquanto você pode ter qualquer tipo de design de logotipo que quiser para a sua empresa, tenha em mente que alguns estilos são associados com áreas específicas.

Dessa forma, o que o logotipo da sua empresa diz sobre a sua marca? Abaixo, nós iremos repassar alguns detalhes por trás da psicologia dos designs de logotipo e como eles estão associados com o branding.

O que o seu logotipo diz sobre a sua marca

Logos com textos

Logotipos com textos ou uma marca apenas com palavras são designs de logo que possuem apenas texto. Por exemplo, Coca-Cola, Google, Disney, FedEx e Facebook são todos logotipos com apenas texto. Logotipos com texto são ideais para qualquer tipo de área – desde tecnologia e varejo a viagem e restaurante.

A coisa mais importante que o proprietário de empresa deve manter em mente é que logotipos com apenas texto devem ter um design original. Não opte apenas por um logotipo preto e branco com a fonte Times New Roman. Faça uma pesquisa sobre fontes únicas e qual seria a melhor para usar na sua área.

Por exemplo, as fontes modernas são melhores para empresas de tecnologia, enquanto fontes no estilo script podem ser melhores para empresas de vestuário e varejo. Experimente com a primeira letra maiúscula em uma cor diferente ou use todas as letras maiúsculas ou minúsculas.

No geral, logotipos com apenas texto tornam fácil para os clientes identificar a sua empresa – eles não precisam ter que lembrar do nome da sua empresa (que seria o caso com um logotipo com apenas imagens).

Logos de combinação

Com logos de combinação, você ganha o melhor de ambos os mundos quando se trata de design. Não apenas você possui o nome da sua empresa em seu logotipo, mas também um ícone que pode ser usado para descrever ou melhorar o nome da sua empresa. O ícone deve se alinhar com a indústria que você está.

Por exemplo, se você está no negócio de paisagismo, considere uma árvore, flor ou folha como um ícone para o seu logotipo de combinação. Logos de combinação são ideais para qualquer um na indústria de serviços, incluindo restaurantes, contratantes, Corretores e lojas de roupas.

Se você decidir usar um logo de combinação, certifique-se de que você não exagere no design. Pode ser muito fácil introduzir cores, formas e fontes demais em logotipos de combinação. Mantenha não mais que três cores e use bastante o espaço em branco em seu design para reduzir a poluição.

Logos com iniciais ou com letras

Logos com letras (também chamados de logotipos com iniciais) são compostos por apenas uma letra ou várias letras que são usadas como acrônimos. O “M” amarelo icônico do McDonald’s é um logo com iniciais, assim como o “H” da Hilton’s. HBO, CNN, H&M e ESPN são todos logos com iniciais usadas como acrônimos, pois o nome de suas empresas é maior. Logotipos com iniciais são mais ideais para empresas que são mais estabelecidas.

Para proprietários de pequenas empresas que estão apenas começando, novos clientes podem não entender o que representa o logotipo apenas com iniciais. Se você definiu que irá usar um logo com iniciais ou letras, então recomendamos colocar o nome da sua empresa logo abaixo das iniciais.

Quando se trata de criar um logotipo com iniciais, experimente mantê-lo com uma ou duas cores sólidas. Cores escuras, como verde-escuro, azul-escuro, marrom e preto são todas cores que ajudarão o seu logo com iniciais a se destacar dos logotipos da concorrência.

Nós recomendamos trabalhar com um designer se você quer incorporar elementos de design extras em suas letras. O Hilton Hotels, por exemplo, possui uma espécie de espiral incorporada na letra “H” do logotipo.

Logos com imagens

Logos com imagens são logotipos que são apenas compostos de uma imagem ou símbolo – nenhuma palavra está incluída neste tipo de design de logo. Logotipos com apenas ícones, similares a logotipos com iniciais, são ideais para empresas que são bem estabelecidas em sua área ou comunidade.

Corporações como a Starbucks, Target e o Twitter partiram caminhos com seus logotipos de estilo de combinação assim que sentiram que seus clientes seriam capazes de identificar sua marca quando apresentada com apenas o ícone.

Se o seu objetivo é um logo com imagem, então recomendamos apenas fazê-lo se você originalmente começou com um logotipo no estilo de combinação. Restaurantes, empresas de tecnologia, empresas de viagem e lazer, e empresas que vendem mercadorias para os clientes são geralmente empresas com logotipos com imagem.

Recomendamos dar uma olhada no seu ícone de logotipo existente e ver onde você pode fazer melhorias antes de mudar para um logotipo com imagens. Determine que elementos você pode simplificar e como você pode adicionar mais espaço em branco ou fazer as linhas mais limpas.

Logos com emblema ou símbolo

Logos com emblema são definidos como logotipos com texto que fica dentro de uma imagem com perímetro. Com frequência, logos com emblemas também irão incluir ícones pequenos – geralmente formas geométricas – como círculos, estrelas, triângulos ou quadrados.

Logos com emblema são ideais para indústrias de nicho como indústria cervejeira, indústria de roupas e indústria de marijuana para fins médicos. O Serviço de Parques Nacionais dos EUA é um excelente exemplo de design de logotipo com emblema. Cada logotipo de emblema do parque nacional consiste do nome do parque e uma imagem de um ponto de referência icônico – tudo dentro de uma borda com formato geométrico.

Para criar um logo de símbolo ou emblema, comece com o nome e ícone da sua empresa. A depender de qual forma geométrica escolher para o esboço, você pode precisar organizar o seu ícone acima, abaixo ou no meio do texto.

Você pode colocar o nome da sua empresa em volta do ícone se possuir um logotipo com emblema circular ou oval, ou colocar a primeira palavra da sua empresa acima e a segunda palavra abaixo do seu ícone para tornar o logotipo mais simétrico.

A melhor parte dos logotipos com símbolo ou emblema é que eles são geralmente criados em várias cores devido a sua complexidade. Se você decidiu ter um design de logotipo com três ou mais cores, então considere um logo com emblema para a sua empresa.

As cores do logotipo e como elas descrevem a sua marca

Agora que você selecionou o logotipo que quer, é hora de considerar as cores. A psicologia das cores do logotipo é importante no comportamento de compra do cliente e como outras pessoas percebem a sua marca.

Como nem todos os logotipos funcionam para todas as áreas, existem também certas cores que funcionam melhor para áreas em particular. Abaixo temos um guia com orientações sobre que cores você deve considerar para a sua marca.

Vermelho

A cor vermelha quando usada no branding e no design de logotipo, simboliza força, poder e paixão. As marcas que usam a cor vermelha são geralmente ligadas a áreas como restaurantes, financeira, cuidados com a saúde ou legais.

O vermelho estimula o apetite e um sentimento de desejo, razão pela qual você vê marcas como o KFC e a McDonald’s usando o vermelho como uma das cores principais de suas marcas. Empresas de cuidados urgentes com a saúde também usam o vermelho, dessa forma é fácil para os cidadãos identificar onde eles podem obter assistência médica.

Laranja

O laranja está ligado a diversão, sucesso, criatividade e determinação. Essa cor – que está entre o vermelho e amarelo na paleta de cores – é uma mistura de força e felicidade. Você sempre verá marcas nas áreas de viagem, fitness e tecnologia usando essa cor em seus designs de logo. OrangeTheory fitness, HubSpot, Firefox e The Home Depot possuem logotipos laranjas que são icônicos e de fácil reconhecimento.

Amarelo

Otimismo, diversão, clareza e tranquilidade, a cor amarela é perfeita para marcas que buscam instigar felicidade em seus clientes. Restaurantes, lojas de varejo e corporações de tecnologia geralmente incluem o amarelo em seus logotipos.

A Kodak, Ikea, Best Buy, Spring, DHL e até mesmo o Snapchat possuem logotipos amarelos. O objetivo é chamar a atenção do cliente para o nome da marca ao invés dos concorrentes. Dado que o amarelo é uma cor chamativa, ela será a cor que será lembrada geralmente pelos clientes primeiro.

Verde

Renovação, natureza, crescimento, tranquilidade e harmonia são todas as descrições da cor verde. Logotipos na cor verde são ideais para qualquer empresa na área de finanças. Logotipos verdes também podem ser vistos em empresas de varejo de portas abertas, logotipos de hospitalidade e viagem, logotipos de spa ou limpeza e no setor de saúde.

O verde é um dos designs de logotipo mais populares devido a sua versatilidade em várias áreas, razão pela qual você verá empresas como a Starbucks, Animal Planet, Spotify e TD Bank usando a cor verde em suas marcas.

Azul

A cor azul é sempre associada com confiança, limpeza, liberdade, inteligência e sabedoria. O azul sempre teve um efeito que traz calma, razão pela qual os spas sempre possuem designs de logotipo azul.

Bancos, restaurantes, empresas de tecnologia e lojas de varejo geralmente terão logotipos azuis. A General Electric, Intel, Samsung, HP, Facebook, IMB e AT&T possuem designs de logotipo azul. A cor azul está sempre na moda, o que significa que o seu logotipo azul raramente precisará trocar a cor.

Roxo

O roxo é uma cor de logotipo menos popular que o vermelho, azul ou verde. Ela é associada com realeza, paz, luxúria e ambição. A cor fica entre o vermelho e o azul na paleta de cores, dessa forma ela pode ser associada com orgulho e sabedoria. A Casper, Yahoo, Cadbury e Hallmark possuem designs de logotipo roxo. Empresas com logotipos na cor roxa são marcas estabelecidas com clientes fiéis que a seguem geralmente.

Rosa

O rosa é associado com amizade, paz, afeição e juventude. Ela é geralmente usada com moderação no mundo do branding, mas é perfeita como uma cor de destaque. Logos rosas podem ser vistos nas indústrias de varejo, beleza e spa e saúde, pois ela possui qualidades relaxantes e luxuosas.

Marcas como a Victoria’s Secret PINK, T-Mobile, Lyft e Barbie possuem designs de logotipo rosa. Se você decidiu incluir a cor rosa em sua marca, faça com que ela faça par com uma cor mais escura e muda como azul, cinza ou preto.

Fonte: freelogoservices.com

Deixe um comentário