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Ticket Médio E-commerce: Como Aumentar?

Por: Vittor Santos

A princípio, não adianta vender qualquer produto na internet, se o Ticket Médio E-commerce for baixo!

Isso é uma certeza absoluta.

Neste post, trouxemos 7 estratégias que vão te ajudar a aumentar o número de itens que os seus clientes compram na loja!

Certamente, se você é empresário ou possui alto cargo em uma empresa que vende pela internet, esse assunto é extremamente interessante.

Vem com a Seu Cliente Oculto e aprenda tudo sobre este termo agora mesmo.

Sumário Ticket Médio E-commerce: Como Aumentar?

  1. O que é Ticket Médio E-commerce?;
  2. Atraia um Público Qualificado;
  3. Coloque o Preço Certo nos Seus Produtos;
  4. Ofereça uma Experiência de Compra Incrível;
  5. Ofereça Diferentes Condições de Pagamento e Parcelamento na sua Loja Virtual;
  6. Integre a sua Loja Virtual as Melhores Opções de Aplicativos;
  7. Use estratégias de Cross Selling e Up Selling;
  8. Incentive a Recompra.

O que é Ticket Médio E-commerce?

A fórmula como se calcula o Ticket Médio é muito simples, basta dividir o faturamento que você teve em um determinado períod0/dividido pelo número de clientes do mesmo período.

Em outras palavras, se uma empresa fatura R$20.000 reais no mês de Novembro de 2022 e o número de clientes que comprou nela neste período foi 200, o ticket médio dessa empresa é R$100.00.

Ou seja, cada cliente consome em média, cem reais quando entra na loja.

Fórmula Ticket Médio Exemplo: R$20.000/200= 100.

Apesar de ser uma conta bem simples, ela é o desafio diário de muitos empresários.

Mas, encontrar formas de driblar esse desafio pode ser a chave para potencializar de vez o seu negócio.

Dicas de Como Aumentar o Ticket Médio E-commerce

Agora, confira 6 dicas que irão te ajudar a aumentar o ticket médio do seu E-commerce.

1 – Atraia um Público Qualificado

Para atrair pessoas com o perfil ideal de consumidor da sua loja virtual, você pode trabalhar o Inbound Marketing no seu negócio.

Ele é uma estratégia focada na atração e na qualificação dos clientes ideais para o seu negócio.

Isto é, você cria conteúdos que realmente interessam para o público-alvo, como e-books, artigos de blog, vídeos, dentre outros.

E a partir daí vai nutrindo, enviando mais conteúdo para essas pessoas, até que elas estejam prontas para a conversão, ou seja, para quando forem fazer uma compra de fato.

Portanto, além de trazer clientes que realmente tenham sinergia com o seu e-commerce, você também cria um relacionamento mais próximo com eles.

Dessa forma, automaticamente eles passam a confiar mais na sua marca e com o tempo, tendem a gastar ainda mais a cada novo pedido, aumentando assim, o seu ticket médio.

2 – Coloque o Preço Certo nos Seus Produtos

Outro ponto muito importante, que influencia diretamente nessa métrica, é saber colocar o preço certo nos seus produtos.

Acima de tudo, o maior erro dos lojistas é precificar com base no “feeling”.

Ou seja, sem nenhuma estratégia que considere seus custos e as mudanças que acontecem no mercado.

Nesse sentido, para definir o preço certo, você pode calcular o custo por mercadoria vendida.

O CMV é quanto cada produto vendido, de fato, custou para o caixa da sua empresa.

Então, você tem que calcular desde a hora que ele chegou no estoque até a hora que ele vai nas mãos dos clientes.

Depois, você soma esse resultado a uma margem de lucro que seja justa e que faça sentido para você.

E a partir daí, entender quanto precisa cobrar por cada peça vendida.

Além disso, também é fundamental que para justificar o preço que você colocou ali, seja entregue um tipo de valor para o cliente na hora da compra.

Isto é, você precisa mostrar como esse produto pode fazer a diferença na vida dele.

Certamente, esse gatilho é o que vai fazê-lo ter mais vontade de comprar, independente do quanto você cobrou.

Aliás, você já comprou um produto caro, certo?

Provavelmente, você não comprou apenas pelo produto em si.

Isto é, outro fator também ativou na sua mente para te convencer de que ele mereceu o esforço para ser comprado.

Podendo ser a qualidade, relacionamento com a marca, confiabilidade, dentre outros.

3 – Ofereça uma Experiência de Compra Incrível

Nesse aspecto, o seu site vai te ajudar muito.

Além de ter um layout atrativo, responsivo e em categorias bem divididas, você precisa oferecer uma estabilidade na navegação.

Afinal, não tem nada pior do que um site sair do ar no meio de uma compra né?

Definitivamente, esse é um dos principais motivos para os carrinhos abandonados.

A nossa sugestão é que você invista em uma plataforma de e-commerce mais robusta e que ofereça todos os recursos que o cliente precisa.

4 – Ofereça Diferentes Condições de Pagamento e Parcelamento na sua Loja Virtual

A gente sabe que brasileiro é fã numero um do cartão de crédito e que ama uma compra parcelada.

Quem nunca comprou um pouquinho mais caro só porque tinha a opção de parcelar em várias vezes? Com o seu cliente não é diferente!

Então, se você oferece essa vantagem para a sua loja, as chances dele querer comprar mais na hora de fazer o pedido também aumentam.

Implemente um dos principais players de pagamento no seu negócio, como PagSeguro, Mercado Pago, Moip e muito mais.

Invista também em boas ferramentas de logística e de gestão na sua empresa.

PONTO DE ATENÇÃO: Quando você calcula o Custo por Mercadoria Vendida, considere também custos com esse tipo de ferramenta.

Por isso, você precisa das integrações certas que te ajudam a economizar nessa parte e ao mesmo tempo, incentive o cliente a comprar mais.

5 – Integre a sua Loja Virtual as Melhores Opções de Aplicativos

Uma outra dica importante é você também integrar a sua loja virtual com as melhores opções de aplicativos no mercado.

Um bom exemplo disso são as ferramentas que ajudam a criar promoções estratégicas na sua loja.

Quando falamos em aumentar o Ticket Médio E-commerce, essas promoções precisam ir além de um simples desconto por produto vendido.

Então, você tem que apostar em ideias que façam sempre o cliente comprar um pouco mais, como desconto progressivo, frete grátis, dentre outros.

E muitas lojas que trabalham suas promoções, dessa forma, conseguem um aumento expressivo do Ticket Médio delas.

Já que este pode ser o gatilho que faltava para o seu cliente colocar mais um produto no carrinho de compras.

6 – Use estratégias de Cross Selling e Up Selling

Elas são muito utilizadas para aumentar o Ticket Médio E-commerce.

Em resumo, o cross selling oferece ao consumidor um produto complementar ao que ele está comprando.

Por exemplo, se você tem uma loja de roupas masculinas e o seu cliente está procurando por uma calça social, porque não oferecer também uma camisa social?

Você pode mostrar para ele como que ficaria essa combinação e até oferecer um desconto se ele comprar os dois juntos.

Por outro lado, o Up selling tem o objetivo de oferecer um upgrade na conta.

Ou seja, um produto mais “top de linha” em relação aquele que já estaria comprando.

Então, usando esse mesmo exemplo da loja de roupas masculinas, se o cliente da sua loja tá comprando uma camisa da marca X, mas existe uma marca Y com a qualidade um pouco melhor, é possível oferecer essa troca pra ele.

Mas, é importante você prestar atenção aqui.

Assim como a precificação, você precisa agregar algum tipo de valor nessa troca.

Qual vai ser a vantagem dele trocar X por Y?

É importante que você deixe essa vantagem bem clara na sua comunicação.

7 – Incentive a Recompra

Por fim, uma estratégia sensacional pra aumentar o Ticket Médio do seu negócio é incentivar a recompra daqueles que já compraram de você.

Aqui, você pode usar o marketing de relacionamento, que é uma estratégia que busca manter uma relação com os clientes para não deixar que eles se esqueçam da sua marca e que comprem de novo no seu negócio.

Afinal, quem não é visto, não é lembrado né?

Você precisa estar sempre presente, para manter a chama acessa com os clientes que já foram conquistados uma primeira vez pela sua marca.

Uma dica legal aqui é usar canais de comunicação para criar essas réguas de relacionamento, como e-mail MKT, SMS, WhatsApp e também as redes sociais para criar essas réguas.

Seu Cliente Oculto nas Redes Sociais

Por fim, chegamos ao fim de mais um incrível blogpost.

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo e que ele tenha sido enriquecedor para você.

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Quem é a Seu Cliente Oculto?

A Seu Cliente Oculto é uma Startup especializada em projetos de cliente oculto.

Com atuação em todo o Brasil e com o melhor preço do mercado, conseguimos atender clientes de todos os portes.

Temos uma plataforma exclusiva com dashboards para acompanhar os resultados e saber exatamente como está e o que fazer para melhorar a experiência dos seus clientes.

Matéria adaptada do portal: https://seuclienteoculto.com.br/
Para ler na íntegra acesse: https://seuclienteoculto.com.br/ticket-medio-e-commerce-como-aumentar/