Marketing Conversacional é o uso de tecnologias como chatbots e assistentes virtuais para interagir com clientes de forma mais personalizada e contextualizada.
É parte do Marketing 4.0, que combina canais digitais e convencionais para envolver os consumidores de maneira mais ativa na construção de marcas e produtos.
Um reposicionamento de marca bem-sucedido pode impulsionar os resultados de uma empresa, aumentando seu alcance, diferenciando-a da concorrência e aumentando a confiança e a lealdade dos clientes.
O Marketing Conversacional busca humanizar o atendimento feito por robôs, focando na prontidão e qualidade da resposta esperada pelo cliente.
O engajamento é um dos principais indicadores de sucesso no marketing e pode ser construído por meio de estratégias conversacionais. Empresas como eBay, GOL e KLM já adotaram estratégias conversacionais para promoção e vendas, demonstrando o potencial do Marketing Conversacional.
Para melhorar as taxas de conversão, é importante utilizar os princípios de Atenção, Interesse, Desejo, Ação (AIDA) para criar uma experiência de usuário, aumentar a confiança do usuário no site e no produto, melhorar a estrutura de navegação, concentrar o conteúdo do site, revisar dados desatualizados, segmentar clientes e melhorar a usabilidade.
Oferecer assistência ativa, como chat, também pode ser eficaz.
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