273+ Criativa

WhatsApp Comunidade: como usar esse novo recurso para empresas?

Recentemente, o WhatsApp adicionou um novo recurso na plataforma: O WhatsApp Comunidade. Ainda que o app permita a comunicação individual ou com um grupo, as comunidades facilitam a socialização com instituições grandes, como escolas, clubes e outras organizações. 

O aplicativo foi lançado em 2009 e desde então tem sido um grande sucesso. Em 2020, passamos por uma pandemia na qual as pessoas precisaram ficar nas suas casas. 

Com isso, era preciso inventar uma forma criativa para se comunicar com outras pessoas. Considerando vários comentários que a plataforma recebeu, o WhatsApp anunciou, em abril de 2022, essa nova funcionalidade. 

Como o WhatsApp Comunidade funciona? 

As comunidades do WhatsApp permitem que as pessoas se reúnam em grupos que possuem relação ou de assuntos que interessem. Ela oferece um espaço para que seus participantes organizem grupos menores para e discutam determinado assunto.

Além disso, as comunidades contam com ferramentas avançadas para os administradores. Elas incluem envios de avisos aos participantes e controle dos grupos em que cada um pode ser adicionado. 

Por exemplo, você pode criar uma Comunidade para sua empresa e, depois, dividir cada setor em grupos individuais, de acordo com suas necessidades. Dessa forma, você terá uma comunidade voltada para comunicação interna ou para outros projetos específicos.  

Cada grupo dentro da comunidade pode ter um tópico específico. Além disso, seus colaboradores conseguem acessar os diversos grupos e, assim, ficar por dentro das informações importantes. 

Esse recurso permite também que os moderadores compartilhem informações relevantes através do grupo Anúncios, disponível para cada comunidade.  

Por se tratar de um recurso muito novo, o WhatsApp vem fazendo uma série de melhorias que ajudarão as pessoas. A ideia é compartilhar informação sem a necessidade de sobrecarga de mensagens.

Além disso, após anunciar o WhatsApp Comunidade, a plataforma atualizou alguns recursos no aplicativo. Uma grande novidade são as reações por emoji, onde as pessoas podem se expressar rapidamente sem a necessidade de escrever novas mensagens. 

Com a atualização, os administradores de grupos agora podem apagar mensagens que consideram inadequadas para os participantes. 

Os grupos também permitem chamadas de voz com mais participantes: até 32 pessoas conseguem entrar com apenas um toque. 

Por fim, o limite de compartilhamento agora também passa a ser maior, com até 2GB. Com isso, as pessoas conseguem compartilhar e colaborar com projetos. 

Como usar esse novo recurso para empresas? 

As Comunidades são particulares, portanto, são indicadas para usar como forma de comunicação na sua empresa. Elas permitem conversar de forma segura a respeito de assuntos profissionais como estratégias de vendas e marketing, comunicação com o cliente, além de ideias de desenvolvimento de novos produtos. 

Como o WhatsApp é um aplicativo bastante popular, com cerca de 2 bilhões de usuários mensais, ele é considerado uma das principais plataformas de mensagens instantâneas do mundo. 

Assim, a chance dos funcionários de uma empresa e o público utilizarem a ferramenta é bem alta. Dessa forma, as Comunidades serão grandes aliadas no meio de comunicação e do marketing.  

Ao criar uma Comunidade voltada para seu marketing, você consegue aumentar a confiança de seus atuais clientes. Além disso, consegue mais leads e ter uma comunicação ampla e clara com seu público-alvo.

Você também terá uma fonte direta de feedbacks com seus clientes, conseguindo dados importantes como desejos e necessidades de seu público. Por fim, o principal é fortalecer o vínculo entre empresa e consumidor.  

O lançamento no Brasil teve que ser adiado 

Esse recurso foi oficialmente lançado no começo de novembro, sendo anunciado pelo próprio criador nas redes sociais. Entretanto, ainda não está disponível no Brasil por conta do cenário atual de discordância política das eleições presidenciais.  

O WhatsApp Comunidade permite que os administradores direcionem mensagens a todos os contatos participantes de uma só vez. 

Esse recurso é motivo de preocupação para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), uma vez que as Fake News podem se propagar de forma preocupante. Após acordos e por recomendação do MPF, o WhatsApp Comunidades será lançado no Brasil em janeiro de 2023.

Matéria adaptada do portal: https://engajatech.com/
Para ler na íntegra acesse: https://engajatech.com/blog/whatsapp-comunidade-como-usar-esse-novo-recurso-para-empresas