Marketing de produto: saiba como fazer no seu negócio

O marketing de produto é um conceito que causa muitas dúvidas e confusões. Mas ele é fundamental para gerar demanda — ou seja, despertar o interesse do consumidor —, bem como alinhar produtos e serviços com as expectativas dos clientes.

Trata-se de uma estratégia poderosa que se converte em vendas. Para aproveitá-la em sua empresa e obter melhores resultados, não deixe de conferir este artigo. Nele vamos desmistificar esse assunto, além de ensinar como você pode aplicar isso ao seu negócio. Confira!

O que é marketing de produto?

Trata-se de uma vertente do marketing que realiza suas ações com ênfase em determinado produto. Essas ações podem ser estudo de mercado, direcionamento de propósito etc. O marketing de produto atua principalmente de duas formas:

  • criação de estratégias de promoção direcionadas a um item especifico, com o objetivo de garantir sua maior visibilidade em relação à concorrência e incentivar o surgimento de demanda por ele;
  • pesquisa para o desenvolvimento de novos produtos ou adequação e melhoria dos existentes, adaptando-os melhor às necessidades e aos desejos do cliente.

Qual a sua importância?

O marketing de produto permite entender as necessidades do mercado e do consumidor, bem como adequar a divulgação a isso. Dentre os objetivos dessa estratégia, destacam-se:

  • ampliar oportunidades de vendas;
  • executar um posicionamento certeiro;
  • atrair clientes e despertar seu interesse;
  • moldar o produto às demandas;
  • diferenciar a empresa da concorrência;
  • enviar uma mensagem clara para o consumidor certo;
  • desenvolver estratégias de precificação, distribuição e design;
  • qualificar os canais de venda.

Como realizar um marketing de produto eficiente no negócio?

Como visto, o marketing de produto proporciona diversos benefícios que aumentam as vendas. Por isso, vale a pena investir nele. Isso pode ser feito a partir de um estudo do mercado e do público-alvo, seguido de uma boa divulgação que ressalta como seu negócio se diferencia da concorrência. Veja mais detalhes a seguir.

Defina o público-alvo

público-alvo é o norteador principal, tanto no desenvolvimento de produtos como na estratégia de divulgação. Por isso, conhecer seus comportamentos e demandas é essencial para direcionar as decisões. Nesse sentido, os principais pontos a observar são:

  • o que o público espera do item;
  • como e em que canais compra;
  • quais fatores pesam na escolha.

Estude o mercado

O mercado é composto por clientes, fornecedores e concorrentes. O estudo dessa dinâmica, que envolve avaliar fatores como demanda, disponibilidade e saturação, direciona o produto desde sua concepção. Uma pesquisa que fornece dados sólidos evita investimentos que não terão resultado e dá mais segurança na administração de um negócio.

Apresente os diferenciais do seu produto

Por que seu produto se destaca? O que o torna uma escolha melhor que outros? Os diferenciais vão orientar a mensagem a ser passada pelo marketing e aumentar o valor percebido pelo cliente. Mas é importante ser transparente na divulgação e apresentar argumentos verdadeiros, mostrando ao consumidor que ele pode confiar em você. Alguns possíveis diferenciais são:

  • solução de um problema;
  • praticidade e funcionalidade.
  • custo-benefício;
  • facilidade de uso.

Escolha bons canais de divulgação

A distribuição da mensagem é tão importante quanto a qualidade do produto divulgado. Uma boa escolha dos canais de divulgação, a exemplo das redes sociais, aumenta muito as chances de alcançar o perfil ideal de cliente. Desse modo, a porcentagem de pessoas que veem o produto e compram tende a crescer, aumentando os lucros.

Qual a influência da embalagem no marketing de produto?

A embalagem é uma poderosa ferramenta do marketing de produto. Ela um cartão de vista e ilustra o que a marca representa. Portanto, deve ser usada a favor da empresa. Algumas estratégias a adotar nesse sentido são:

  • usar um bom design para destacar a qualidade do produto;
  • enfatizar as embalagens em campanhas publicitárias;
  • usá-las na divulgação de ações promocionais e redes sociais;
  • torná-las reutilizáveis (por exemplo, transformando-as em jogos ou objetos utilitários).

Com todas essas dicas, você já pode investir num bom marketing de produto. Assim, poderá dar destaque a itens específicos, atrair novos consumidores e otimizar o orçamento de publicidade. Então direcione bem sua divulgação e use de boas estratégias para que mais pessoas descubram como o que você tem a oferecer é maravilhoso!

Matéria adaptada do portal: https://www.scuadra.com.br/
Para ler na íntegra acesse: https://www.scuadra.com.br/blog/marketing-de-produto/