SEO para Black Friday: Saiba como faturar ainda mais com o seu E-commerce.

As compras virtuais estão em grande ascensão ao longo dos últimos anos, mas com a pandemia houve uma evolução exponencial, em um curto espaço de tempo. De acordo com a pesquisa State of Search Brasil, realizada para entender o comportamento de pesquisa do usuário, 91% dos usuários realizam suas buscas por texto e usam o Google como primeiro passo para a realização de uma compra, seja ela física ou online.  

Isso significa que o Google é essencial para os ganhos de tráfego e receita da uma loja virtual. Principalmente porque, ainda segundo a pesquisa, os consumidores buscam informação tanto no buscador, quanto nos sites da empresa, sites de comparação, Reclame Aqui e Redes Sociais. Isso significa que o SEO (Search Engine Optimization) se torna ainda mais importante, porque ele aborda justamente a questão da experiência do usuário e ajuda a sua loja virtual a maximizar a presença da marca.  

Para Felipe Bazon, CSO da Hedgehog Digital, primeiro de tudo, é preciso entender que a loja virtual precisa de um planejamento a longo prazo e o quanto antes começar, melhor. Isso porque o consumidor está cada vez mais exigente, então o foco deve ser nele. Principalmente na experiência que ele terá. 

Bazon aponta que é essencial que seu E-commerce esteja com as otimizações adequadas tanto para o conteúdo (on page), quanto para as questões técnicas (page experience e core web vitals).  

Veja dicas do especialista sobre o que fazer com o SEO 

Para poder ter uma loja virtual que esteja apta a receber todas as compras que a Black Friday proporcionará, é primordial que o site precisa estar adequado. Para Bazon, essa adequação envolve os seguintes pontos: 

– Respostas direcionadas às intenções de compra; 

– Bom conteúdo; 

– Boa experiência de navegação; 

– Navegação e carregamento rápido. 

Segundo Bazon, o mais importante é entender, acima de tudo, qual a intenção do usuário. “A jornada de compra não é mais linear. Não sabemos exatamente o momento que o comprador vai entrar no site, navegar em um comparador de preços ou marketplaces. Sabemos que independentemente do fim, ele começa pelo Google e é neste momento que o site precisa estar a postos para ofertar as melhores opções”, pontuou Bazon durante o Webinar “Como usar o SEO para vender ainda mais na Black Friday”. 

Dentre as principais dicas estão as estratégias com palavras-chave long tail, que vão ser ganhar espaço e atrair consumidores. Por exemplo: “qual o melhor celular para comprar na Black Friday”. Segundo o especialista, ao cuidar desta palavra e entender que o usuário está querendo saber qual o melhor aparelho, se houver um conteúdo no blog da loja virtual sobre o tema, a venda pode ser certa.  

Bazon recomenda criar landing pages específicas para o evento. Ou seja, a loja virtual precisa ter uma página com o termo: “black friday xxx (ano correspondente)”. Essa é uma estratégia que integra o site e é um gap, uma vez que os grandes players ainda não estão focando nisso. 

Matéria adaptada do portal: https://www.mundodomarketing.com.br/

Para ver a matéria na íntegra, acesse: https://www.mundodomarketing.com.br/ultimas-noticias/39493/seo-para-black-friday-saiba-como-faturar-ainda-mais-com-seu-e-commerce.html