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TikTok é a rede social que mais ganha destaque para as ações de Black Friday

Pesquisa com pequenas e médias empresas que vendem online aponta crescimento de 280% na contratação de influenciadores para divulgar promoções

Por Redação 

Os pequenos e médios empreendedores estão apostando em novas estratégias de conteúdo e divulgação para se destacar na Black Friday 2022. O TikTok é a rede social que mais ganhou destaque para a data em comparação ao último ano, com aumento de cerca de 50%. Neste ano, 28% dos empreendedores que possuem lojas virtuais planejam utilizar o aplicativo como canal de divulgação de seus produtos e ações. Os dados são da pesquisa “Aquecimento Black Friday 2022”, realizada pela Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina com 100 mil lojas ativas.
 
O estudo indica que a rede social está praticamente com a mesma relevância que o e-mail marketing, ferramenta mais tradicional para divulgação e que será usada por 30% dos negócios. Segundo Luiz Natal, gerente de Desenvolvimento da Plataforma da Nuvemshop, os empreendedores estão cada vez mais preocupados em acompanhar as tendências digitais e as utilizam para impulsionar as vendas dos negócios.

A pesquisa mostrou que as redes sociais mais focadas em vídeos dinâmicos e curtos são cada vez mais exploradas pelos empreendedores, porque é uma forma divertida de apresentar detalhes dos produtos e dicas de uso, algo mais difícil de realizar em apenas uma foto de divulgação. Esse recurso tem sido utilizado especialmente pelos e-commerces de moda.

Além da produção de conteúdo, os empreendedores também podem utilizar as redes como ferramentas promocionais, com anúncios, posts patrocinados e link direto para suas lojas online. O levantamento foi realizado com a base de lojistas da empresa e denota que as redes sociais serão os principais meios para a realização das ações previstas no período. Em 2022, 96% dos e-commerces pretendem usar o Instagram, 68% o WhatsApp e 63% o Facebook para a divulgação de produtos.
 
Promoções para a data
Além da divulgação de produtos, a pesquisa também aborda as formas de divulgação de promoções para a data. Ao serem questionados sobre as ações promocionais para a Black Friday desse ano, 18% afirmaram que realizarão live commerce, modalidade de venda online durante uma transmissão de vídeo ao vivo onde os produtos são mostrados e comercializados para a audiência. Em comparação com as ações realizadas no ano passado, o destaque é o crescimento de 200% do uso de live commerce.
 
Para promoções, a contratação de influenciadores digitais está 280% mais em alta neste ano: 19% dos empreendedores afirmam que utilizarão esse tipo de ação de divulgação neste ano. Para Luiz Natal, os influenciadores digitais são uma força de vendas já consolidada para as grandes marcas e a pesquisa mostra que os pequenos e médios empreendedores começaram a enxergar e utilizar essa poderosa estratégia de divulgação para se aproximarem dos consumidores e conquistar novos, alavancando as vendas durante a Black Friday.
 
Outra curiosidade é o crescimento do e-mail marketing, que no ano passado foi utilizado apenas por cerca de 11% das PMEs e, neste ano, será a estratégia de 34% dos empreendedores para divulgação de promoções. Além disso, 89% dos empreendedores afirmam planejar promoções no Instagram e 59% promoções em aplicativos de mensagens (como WhatsApp e Telegram). 

Matéria adaptada do portal: https://www.mundodomarketing.com.br/
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