273+ Criativa

Marcas se adaptam à demanda por fragrâncias que reduzem impacto ambiental

Marcas se adaptam à demanda por fragrâncias que reduzem impacto ambiental

A quantidade de produtos sustentáveis desenvolvidos pela indústria cosmética é cada vez maior, e na perfumaria, não é exceção. Um estudo realizado pelo Grupo Firmenich, uma fabricante de fragrâncias suíça, envolvendo 5 mil consumidores representantes de grandes mercados – Brasil, França, Estados Unidos e China – revelou que a maioria das pessoas deseja saber o processo de fabricação dos perfumes, desde os ingredientes utilizados na formulação ao desenvolvimento do produto e seu impacto no meio ambiente. E a tendência é que esse consumo consciente se torne um hábito bastante comum na hora de escolher uma nova fragrância.

FORMULAÇÃO

Os ingredientes utilizados na fabricação de perfumes estão sendo, aos poucos, substituídos por matérias-primas renováveis a fim de reduzir a quantidade de carbono emitida em todo o processo. Algumas empresas têm utilizado açúcar fermentado de fontes sustentáveis para produzir um “ambroxido” natural e biodegradável. Outras, usam componentes como os subprodutos do alho, cebola, aspargo, couve-flor e alcachofra, muitas vezes descartados pela indústria alimentícia, para obter uma fórmula 100% natural. A substância é utilizada na perfumaria como fixador e para dar notas de “âmbar” na fragrância.

ETANOL DE CAPTURA DE CARBONO

Algumas marcas estão inovando ao utilizar as próprias emissões de carbono industrial na produção de etanol para suas linhas de perfumes. Através de um biorreator que coleta as emissões de CO2 na atmosfera, as bactérias transformam a poluição, gerada pela eletricidade e processos industriais, em um etanol puro, específico para fragrâncias. Essa substância é extremamente benéfica à natureza, pois exige menos água, além de evitar a liberação de mais carbono.

DESIGN DA EMBALAGEM

Longe de ser apenas estético, o design de um perfume também precisa ser sustentável. Por esse motivo, a oferta de embalagens com propostas de design ecológico é cada vez maior. Entre os produtos oferecidos pelos fornecedores de embalagens estão os frascos de vidros reciclados e as tampas produzidas com componentes orgânicos, reciclados ou oxi-biodegradáveis. Até mesmo o desenho da tampa faz a diferença no meio ambiente. Os anéis rosqueados, as válvulas removíveis e os frascos recarregáveis, por exemplo, são sustentáveis e podem ser reciclados ou reutilizados.

FORMATO DO PRODUTO

Os perfumes não precisam necessariamente ser disponibilizados em forma líquida. Assim como os cosméticos formulados sem água e outras substâncias tóxicas – xampu, condicionador, creme dental, entre outros -, as fragrâncias também podem ser produzidas na versão sólida. Além dos benefícios já citados, esse formato facilita o transporte e ocupa menos espaço na armazenagem.

Independentemente dos ingredientes utilizados na formulação, é essencial que sejam informados na embalagem de forma clara. Isso facilita para o consumidor saber exatamente o que ele irá adquirir, se todas as substâncias são realmente naturais, e ajuda em caso de alergia a algum componente. Outra informação importante que a indústria de perfumaria deve disponibilizar é sobre o descarte correto da embalagem. O ideal é que a empresa crie um programa de logística reversa dos frascos, orientando os clientes a levarem as embalagens vazias em troca de benefícios.